Milhares de fiéis e turistas (muitos deles espanhóis) participaram nas celebrações da Semana Santa que decorreram em Óbidos, entre os dias 1 e 8 de Abril. O pároco de Óbidos, Paulo Gerardo, faz um balanço “muito positivo” da forma como decorreram as cerimónias, que envolveram directamente mais de uma centena de pessoas daquela paróquia.
Na Sexta-feira Santa à tarde uma via sacra recriou o caminho percorrido por Cristo até ao Calvário. Paulo Gerardo destaca a importância desta cerimónia, que envolve toda a comunidade. “Permite que cada terra prepare uma das 14 estações, assim como os escuteiros, os Guias de S. Lourenço e outras associações de solidariedade”, explicou.
À noite decorreu a procissão do Enterro do Senhor, onde os fiéis acompanham o senhor morto no caminho até ao sepulcro. A vila encontra-se apenas iluminada com a luz de archotes, que deram mais densidade à cerimónia. Trata-se de um dos momentos altos das celebrações e uma das cerimónias mais tocantes. “Vemos muitas pessoas a chorar”, contou o pároco de Óbidos, destacando que este ano, também devido ao bom tempo que se fez sentir, foi das procissões mais participadas da Semana Santa, juntamente com a do Senhor dos Passos.
No dia 7 de Abril houve outro ponto alto deste período, com a vigília pascal na Igreja de S. Pedro. É precedida pelo rito da luz, em que se acede o círio pascal à porta da igreja numa fogueira e depois acendem-se as velas que as pessoas levam consigo.
As cerimónias pascais em Óbidos terminaram no domingo de Páscoa, com a celebração da missa da Ressurreição.
De acordo com o Paulo Geraldo, no próximo ano, possivelmente, já haverá um texto novo para a recriação do auto do descimento da cruz. A comissão da Semana Santa está a trabalhar na actualização dos textos, que datam da década de 60, onde é representada a retirada do Senhor da Cruz, com a participação de algumas dezenas de figurantes que encarnam soldados romanos, amigos de Jesus, Marias, São João e Nossa Senhora.
As celebrações são organizadas pela Comissão da Semana Santa, que envolve as paróquias de S. Pedro e Santa Maria, Misericórdia de Óbidos, município e Óbidos Patrimonium. A parte musical foi garantida Sociedade Musical e Recreativa Obidense e Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense.
A par das actividades religiosas, decorreu também um programa cultural composto por uma visita guiada pela arte sacra de Óbidos e a inauguração das exposições “Simbologia da Cor Litúrgica”, no Museu Paroquial, e “Tentação”, na Galeria da Casa do Pelourinho.
Uma palestra sobre o “Significado e Simbologia da Paramentaria”, pelo padre Ricardo Jacinto, e outra sobre “A fé cristã e seu sentido num mundo em transformação”, por Borges de Pinho, da Universidade Católica Portuguesa, juntamente com diversos concertos foram outras das propostas para este período.
“Arte pela Páscoa”
A Óbidos.com também assinalou a data com a dinamização de um espaço, denominado “Arte pela Páscoa”, no centro da vila, onde participaram os centros de convívio do concelho e as instituições de solidariedade Guias de São Lourenço e a Misericórdia de Óbidos.
Estas instituições têm para venda, até ao próximo domingo, diversos produtos feitos pelos utentes dos centros de dia, em colaboração com os animadores, possibilitando-lhes a obtenção de algumas receitas necessárias para a manutenção e subsistência deste género de espaços.
A associação empresarial dinamiza esta actividade também numa associação ao Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações, que se assinala este ano. Esta efeméride pretende chamar a atenção para a importância do contributo dos idosos para a sociedade e incentivar os responsáveis políticos, e sociedade civil, a tomar medidas para criar as condições necessárias ao envelhecimento activo e ao reforço da solidariedade entre as gerações.
Neste espaço são também entoados cânticos e encenados quadros vivos e pequenas peças de teatro alusivas à data.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt
Uma missa pelas Caldas da Rainha
A paróquia das Caldas da Rainha, prolongando a celebração da Páscoa cristã, vai celebrar uma eucaristia em louvor e intercessão pelas Caldas da Rainha e suas instituições.
A missa terá lugar no próximo sábado, 14 de Abril, pelas 10h00, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
F.F.