Serra D’El-Rei: Junta aumenta bolsas para ensino superior

0
343

A Junta de Freguesia da Serra D’El Rei (Peniche) aumentou o número mínimo e o valor das bolsas de estudo para o ensino superior que anualmente atribui. Em vez das três que eram entregues, este ano passam a ser, no mínimo, cinco os alunos apoiados. Além disso, o valor de cada bolsa subiu dos 500 euros para os 680 euros.
“A aposta na educação e na valorização das competências dos jovens a residir nesta vila são duas das razões principais desta iniciativa”, explicou o presidente da Junta de Freguesia da Serra D’El-Rei, Jorge Amador.
As bolsas de estudo daquela Junta foram criadas no ano transato. “O número de bolsas a atribuir até poderá ser superior a cinco, caso existam interessados e reúnam as condições”, esclareceu Jorge Amador, notando que, com aumento do valor, o apoio da autarquia de base é semelhante ao que é praticado pela Direção-Geral do Ensino Superior.

Junta estimula natalidade
Entretanto, no início deste novo ano, o executivo daquela Junta do concelho de Peniche decidiu, também, criar um programa de incentivo à natalidade.
Por cada nascimento na freguesia, a Junta irá oferecer um voucher no valor de 250 euros que permitirá a aquisição de produtos para as crianças no comércio local da vila penichense.
A criação deste novo programa pretende, além de fomentar a natalidade, proporcionar a fixação de jovens famílias e melhorar as condições de vidas dos recém-nascidos, estimulando ao mesmo tempo a economia local.
Este regulamento “esteve em consulta pública, tendo merecido o apoio unânime”, realçou o autarca. ■