Serra D’El-Rei: Junta procura parceiro para valorizar doce

0
279
“Amor Único” foi apresentado, esta semana, num programa da SIC

“Pedro e Inês – Amor Único” é o nome do novo doce, que pretende valorizar a História

A Junta de Freguesia da Serra d’El-Rei desenvolveu um novo doce para associar a ligação daquela localidade à história única de amor de D. Pedro e D. Inês. “Pedro e Inês – Amor Único” é o nome do doce, que foi publicamente apresentado no programa televisivo “Alô Portugal”, da SIC, na segunda-feira, 5 de setembro.
Esta foi uma iniciativa da Junta, que preparou o protótipo daquele que será este novo doce. Nesta fase ainda embrionária, o “Amor Único” está a ser desenvolvido de forma caseira e tradicional através da autarquia, sendo através dessa via possível satisfazer pequenas encomendas aos mais gulosos e curiosos.
Ainda assim, a Junta já está em busca de parceiros que possam desenvolver, em termos comerciais, esta ideia, para, no futuro, a colocar no mercado.
“Já temos vindo a desenvolver contatos com potenciais interessados”, contou à Gazeta das Caldas o presidente da Junta. Jorge Amador acrescenta que o objetivo desta iniciativa é “consolidar a estratégia de valorização da História”, utilizando desta forma o passado da freguesia como uma alavanca para o desenvolvimento da localidade no presente e também no futuro.
Com o doce, a freguesia passará a ter três grandes símbolos ao nível da doçaria, uma vez que as ferraduras e o arroz doce já estavam intimamente ligados à tradição serrana. As ferraduras são sempre conetadas à lenda de que D. Pedro, nas idas para os encontros com a sua amada, colocaria as ferraduras ao contrário no seu cavalo, para baralhar os possíveis rastreadores.
Por outro lado, naquela freguesia de Peniche existe uma tradição de, pelos casamentos e pelas festas de aniversário, e dada a impossibilidade de convidar toda a gente para as festividades, o aniversariante ou o casal de noivos oferecer naquela semana um prato de arroz doce, uma ferradura ou ambos aos vizinhos. ■