Serra d’el Rei realiza primeira Feira Medieval

0
226
A feira medieval irá decorrer no Paço D.Pedro I

Evento decorrerá no Paço D. Pedro I durante o próximo fim-de-semana

A história do “Amor Único” de D. Pedro I e D. Inês de Castro é o mote para a primeira edição da Feira Medieval da Serra d’el-Rei, que irá decorrer nos dias 6 e 7 de julho, organizada pela Junta de Freguesia da Serra d’el Rei e a Associação Alius Vetus. O local escolhido para o evento é o Paço D. Pedro I, mandado edificar em 1318, onde viveram alguns dos reis medievais portugueses, como D. Pedro I, D. Fernando, D. João I, D. Duarte e D. Afonso V, acompanhados das respetivas cortes.
A feira abrirá portas pelas 12h00 de sábado com as tendas dos mercadores e comeres de sabor medieval e beberes nas tabernas. A partir das 15h00 será possível visitar os acampamentos temáticos, com profissões da época, falcoaria e répteis, tiro com arco, jogos tradicionais, exposição permanente de armaria e de equipamentos militares ofensivos e defensivos, demonstrações e explicações sobre a história e a sua utilização destes equipamentos. Pelo recinto haverá música, dança e animação de rua, demonstrações de treinos e torneios de armas, voos de aves e espetáculo de fogo.
No domingo à tarde, pelas14h30, terá início o desfile de todos os grupos de animação e população trajada pelas ruas do “burgo”, com concentração junto ao Fórum da Serra. Ainda no domingo à noite, pelas 21h00, o Rancho Folclórico D. Pedro I, atuará na feira, interpretando temas alusivos à história de D. Pedro e D. Inês de Castro. Os residentes têm entrada gratuita mas têm que levantar os bilhetes até dia 5 de julho. Os não residentes na Serra d’el-Rei têm um ingresso de dois euros.
A iniciativa insere-se nas celebrações do 21º aniversário de elevação de Serra d’el Rei a vila. ■