Encontra-se a decorrer, durante este fim-de-semana, no INATEL da Foz do Arelho, a conferência internacional “O sindicalismo e a coesão social nas sociedades europeias”, organizada pela Fundação Friedrich Ebert (FFE) e o Instituto Ruben Rolo (IRR).
Na tarde de sábado terá lugar o primeiro painel, subordinado ao tema “Admirável Mundo Novo? O Futuro do trabalho e o sindicalismo”, que contará com várias apresentações sobre as novas tecnologias no mundo do trabalho, as consequências das novas formas de trabalho, experiências de Espanha e os novos desafios que se colocam para a organização dos trabalhadores em Portugal. O painel seguinte irá abordar as “Políticas públicas para a coesão social” e contará com intervenção de Vieira da Silva, diretor executivo da Fundação Rés Pública e antigo ministro do Trabalho.
No domingo de manhã estará em destaque o tema “Combater a nova direita europeia – Os desafios para a democracia e o sindicalismo”, com especialistas a abordar a extrema-direita e os desafios para os sindicatos em Portugal e Espanha, as consequências das eleições na Itália para a organização dos sindicatos e a luta contraos sindicatos de extrema-direita em Espanha.
A conferência, realizada em português e espanhol, termina ao final da manhã com a participação de Eduardo Chagas, presidente da direção do Instituto Ruben Rolo, e Fabian Schmiedel, diretor da Fundação Friedrich Ebert em Portugal.