Sindicato dos Professores da Zona Centro defende importância dos Politécnicos

0
900
Gazeta das Caldas

O Sindicato dos Professores da Zona Centro veio defender a importância dos politécnicos como motores de desenvolvimento. “A mudança de nome e a possibilidade na atribuição do grau de doutor neste subsistema são alterações há muito almejadas e contribuem para o reforço da coesão territorial”, realça o sindicato, acrescentando que “as alterações que têm vindo a público sobre o subsistema Politécnico de Ensino Superior, no contexto do Regime Jurídico das Instituições Ensino Superior (RJIES), são fundamentais para o reforço do papel que estas instituições detêm nas geografias em que se localizam e a que pertencem”.

O sindicato refere ainda que a mudança do nome dos Institutos Politécnicos para, por exemplo, Universidades Politécnicas, “é uma mais-valia no contexto europeu e internacional, captando mais estudantes estrangeiros, e é uma forma de se eliminar o estigma deste subsistema de ensino junto de alunos e famílias”.

Ainda sobre o assunto, o Sindicato dos Professores da Zona Centro afirma que “merece igual referência positiva a possibilidade de este subsistema de ensino superior poder atribuir o grau de doutor”.

Ainda assim, reforçam que continuam “a aguardar pela remarcação da reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a qual foi adiada a pedido do Ministério, onde pretendemos apresentar as nossas propostas, tendo por objetivo a resolução dos problemas específicos que vivem os docentes das Universidades e dos Politécnicos”.

O sindicato reivindica “negociações com resultados e vencimentos valorizados” e revela que “de âmbito mais geral, as reuniões com o Ministério da Educação (ME) têm decorrido, até agora, com muita elevação e rigor institucional”, sendo que “de qualquer forma, e não pondo em causa essa postura, necessitamos que os encontros possam ter resultados palpáveis e concretos que permitam ultrapassar as muitas fragilidades que continuam a afetar docentes e escolas”.

A terminar o comunicado, publicado no seu site, o Sindicato dos Professores da Zona Centro mostra-se preocupado como “a falta de resposta do Governo ao galopar da inflação, mas também o problema grave da desvalorização dos salários e das pensões”.