Sunset juntou um milhar na Quinta das Gaeiras

0
614

Vinho e música ao final da tarde revelaram-se a combinação perfeita para dar a conhecer património do século XVIII

Cerca de um milhar de pessoas, a sua maioria estrangeiros (cerca de 70%), participou no primeiro “Gaeiras Sunset: Sound & Wine Festival”, que decorreu na Quinta das Gaeiras, no passado fim de semana. Um dos grandes objetivos do evento foi, de acordo com o presidente da Junta das Gaeiras, Ricardo Duque, dar a conhecer a Casa das Gaeiras e a sua história em torno do vinho. “Valorizar os produtos endógenos faz parte da estratégia da Junta de Freguesia”, disse o autarca, que acredita que, dando a conhecer o seu território, “criamos oportunidades também de desenvolver a economia local”.
O evento, que pretendeu oferecer uma experiência sensorial diferenciada, combinando vinhos de qualidade superior com a degustação das algumas iguarias, foi acompanhado por vários momentos musicais, a cargo de nomes como Brasa Duo, Adérito Pontes & Amigos, The Peakles, entre outros.
O Sound & Wine Festival, cuja primeira edição foi organizada pela Junta de Freguesia das Gaeiras, o produtor António Anunciação, Cabaré Voltaire Lounge, Geo Wine & Supra e Rocky’s, deverá regressar no próximo ano com um maior número de produtores de vinhos presentes no evento.

Património rico em história
A história da quinta remonta ao século XVIII quando o inglês Henry Thompson ali instalou uma fábrica de curtumes. Ainda nesse século, Beneficiado António da Silva e Faria regressou à quinta após servir D. João V e ali fundou uma Casa-Pia, onde acolhia e dava instrução a crianças desfavorecidas. Mais tarde, a instituição serviu de hospital nas Guerras Peninsulares. Em 1780, António Pinheiro, médico de D. João V e administrador do Hospital Termal, adquiriu o espaço e tornou-o na Quinta das Gaeiras, ampliando o negócio dos curtumes. A Quinta passou em sucessão até Frederico Pinto Bastos, que casou com uma bisneta de António Pinheiro.
Na Casa das Gaeiras desenvolveu-se a vitivinicultura, atualmente a cargo do Grupo Parras, que produz os vinhos com aquela marca. ■