Durante esta semana Caldas da Rainha recebeu mais de meia centena de representantes de Cidades Históricas Termais, que formam a respectiva associação filiada no Conselho da Europa, para debateram as ameaças e os desafios do termalismo.
Durante a manhã de terça-feira os participantes percorreram a cidade, guiados por Bordallo Pinheiro (na pele do actor José Ramalho) que lhes deu a conhecer a sua rota. Seguiu-se a assinatura de acordos de geminação entre Caldas da Rainha e duas cidades brasileiras: Poços de Caldas (com a qual já existe geminação desde 2001) e Santo Amaro da Imperatriz.
No primeiro caso, ficou prevista a criação de uma parceria entre o Jardim Botânico de Poços de Caldas e o Parque D. Carlos I e Mata Rainha D. Leonor. O acordo prevê ainda a parceria entre a ETEO e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia no âmbito das energias renováveis, bem como entre as duas bibliotecas. Comitivas de técnicos de termalismo irão fazer intercâmbios e haverá uma troca de produtos endógenos.
No segundo caso fica acordado o apoio a delegações que se desloquem à cidade irmã, bem como a divulgação nas páginas da internet.
Depois de almoço (no Guisado) decorreu no CCC o encontro “The Cafés of Europe” que serviu para dar a conhecer diferentes tipos de rotas culturais e turísticas: românicas, caminhos de Santiago, Villes d’Eaux do Massif Central e das cidades cerâmicas.
Na cerimónia de abertura, Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas, informou que está “a concluir conversações com o Montepio Rainha D. Leonor para desenvolver a actividade da saúde termal nas Caldas”. O evento, organizado pela EHTTA e município das Caldas, foi moderado por José Luís de Almeida Silva, ligado às Rotas da Cerâmica criadas em Portugal em 2002.
No final houve uma visita ao Hospital Termal, onde foi apresentada uma adaptação histórica, com a Rainha numa liteira (um projecto de alunos da ETEO) a saudar os convidados.
A reunião magna das Cidades Históricas Termais prosseguiu ainda durante mais dois dias durante esta semana, já após o fecho da nossa edição.