A escola de línguas The English Centre e a Santa Casa da Misericórdia voltaram a renovar a parceria, que mantém há seis anos, para o próximo ano lectivo, permitindo que adolescentes do lar da instituição, em regime de internato, frequentem as aulas da academia de línguas, como os restantes alunos.
Para a direcção da escola a disponibilização de bolsas a alunos mais desfavorecidos é uma forma de “cumprir a missão de membro activo da sociedade local, proporcionando dentro das suas possibilidades instrução de qualidade, preparando os seus bolseiros com argumentos académicos que lhes permitam no futuro enfrentar com mais facilidade estudos superiores, ou o cada vez mais exigente mercado de trabalho”, salienta Carlos Ribeiro, relações externas da escola.
Ana Catarina Silva, bolseira há cinco anos e Daniela Mota há seis anos, referem que as aulas são sempre dinâmicas o que motiva muito a prática do inglês e por isso “sentimos melhorias significativas desde o início, as nossas notas no ensino oficial melhoraram muito e adquirimos um gosto especial pela língua depois de entrarmos na escola”.
Para Teresa Roque, técnica da Santa Casa da Misericórdia e responsável pelo acompanhamento das alunas bolseiras, que assume a figura de encarregada de educação, a parceria que vai entrar no seu sétimo ano consecutivo tem um balanço extremamente positivo. “As jovens que receberam a oportunidade de poderem frequentar a escola souberam aproveitar da melhor maneira as bolsas de estudo, melhoraram o seu aproveitamento em inglês e ganharam um novo interesse por esta língua estrangeira”.
Exames com 99% de positivas
Os alunos desta escola atingiram 99% de positivas nos exames de Inglês e Espanhol.
Na época de Maio e Junho, os alunos desta instituição, que se submeteram aos exames do Cambridge ESOL Examinations para o idioma de Inglês e do Instituto Cervantes para Espanhol alcançaram uma percentagem de positivas, que Carlos Ribeiro considera ser o resultado “do esforço e dedicação de um ano lectivo de trabalho árduo duro e aplicado”, que atribui ao trabalho dos alunos, professores e encarregados de educação.
Os exames Cambridge ESOL Examinations e do Instituto Cervantes são reconhecidos internacionalmente, quer a nível académico quer a nível profissional, sendo uma ferramenta de reconhecido valor a nível curricular e factor de diferenciação para construir carreira.
Na preparação de alunos para exame e com os resultados obtidos, o The English Centre viu o seu trabalho recentemente reconhecido ao ser consagrado pela Universidade de Cambridge como Centro Oficial de Preparação para Exames.
Apesar das dificuldades que assolam o país, o The English Centre salienta que
A academia de línguas encontra-se já a preparar a época de exames de Dezembro.
Ana Elisa Sousa
asousa@gazetadascaldas.pt