Tinta Ferreira quer criar gabinete de apoio ao emigrante

0
522
- publicidade -

IMG_9570 copyNo dia do emigrante da Expotur, o presidente da autarquia caldense, Tinta Ferreira, anunciou a intenção de criar um gabinete de apoio ao emigrante, que funcionará como facilitador nas questões que o município é responsável e prestará informação para os contactos com a administração central (por exemplo em questões relacionadas com a Segurança Social, Finanças, Justiça, Emprego, entre outras). O gabinete não deve ocupar um funcionário a tempo inteiro, sendo que a autarquia se encontra a avaliar procedimentos utilizados em municípios onde já foram criados gabinetes deste tipo. O edil caldense espera que nas Caldas possa estar a funcionar dentro de “uns meses”.

A quinta-feira, 13 de Agosto, foi dedicada aos emigrantes na Expotur – Festa de Verão, um dia para recordar aqueles que divulgam o nome da sua localidade e do seu país além fronteiras. Desde o meio-dia, com o almoço oferecido pela Câmara, até depois da meia-noite, com o concerto de Rebeca, não faltou música, animação e bons petiscos. Houve um baile durante a tarde e o rancho de Barrantes actuou à noite. António Marques, da organização do evento, dizia que “um dia do emigrante sem rancho e sem a menina dos nossos olhos, a Rebeca, não era dia do emigrante”.
Segundo a organização cerca de um milhar de emigrantes participou no almoço que, este ano, foi servido por seis tasquinhas: ACDR Sto. Onofre Monte Olivett, ACRD Arneirense, Rancho Folclórico Os Oleiros, ANDAR Ramalhosa, Rancho Folclórico e Etnográfico Os Azeitoneiros de Alvorninha e Associação Os Vilanovenses. A ementa era carne de porco fatiada com arroz e salada, sendo que cada tasquinha decidia a sopa e sobremesa a servir.
André Cruz, caldense que passou 45 anos emigrado nos Estados Unidos, afirmou que o almoço “este ano estava melhor”. Apesar de não ter bailado durante a tarde, decidiu ficar a jantar e ver a Rebeca. “É muito importante vir aqui, há muito convívio e vê-se gente que não vemos há muitos anos”.
Rebeca apresentou duas surpresas, uma com a irmã e outra com o filho, que cantou uma música com a mãe. O concerto terminou com o “O meu nome é Rebeca” cantado pela artista com a ajuda de duas dezenas de crianças da plateia que subiram ao palco.
A artista caldense estreou o seu videoclip e apresentou três canções do novo álbum a uma plateia que encheu o pavilhão da Expoeste.
Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt

- publicidade -