Tony Laureano ambiciona recorde do Guiness com a maior onda de sempre da Nazaré

0
105

Chama-se António Laureano, embora no surf seja conhecido por Tony, é português e, com apenas 18 anos, pode estar prestes a fazer história ao ver averbada a onda que domou a 29 de outubro do ano passado, com cerca de 30 metros de altura, como a maior do mundo alguma vez surfada, o que lhe dará direito ao título de maior onda da época no circuito Big Waves da World Surf League (WSL), e a entrar para os Guiness World Records.

Por enquanto, o jovem da Praia Grande (Sintra) aguarda ainda pela medição oficial da onda, mas prevê-se que ultrapasse os 24,38 metros da onda do brasileiro Rodrigo Koxa, que bateu por 61 centímetros o anterior máximo, de Garrett McNamara.

Num dia em que o mar da Nazaré atingia um dos seus máximos históricos, Tony foi puxado na mota de água pelo pai, Ramon Laureano, para uma das maiores ondas da historia do surf, batendo o recorde de Garret Mcnamara e de Rodrigo Koxa, o recordista atual, no canhão da Nazaré.

O mais novo Big Rider, do circuito WSL, conta que a onda “nem era para ser minha. Tinha acabado de cair e foi o meu pai que, ao ver que outro surfista tinha cancelado a onda, perguntou-me “Queres ir?”, ao que eu respondi sem hesitar “Bora!” e assim que larguei o cabo era impossível sair. A velocidade e o descontrolo foram brutais.”.

Independentemente do resultado da análise, Tony passa a ser o português com a maior onda alguma vez surfada, fazendo historia no surf nacional. “Não fazia ideia de que a onda tinha sido tão grande, mas quando todo o pessoal das motas de água começou a aplaudir e a gritar é que me apercebi que não tinha sido apenas mais uma onda. Assim que vi as imagens tive a certeza de que esta era a maior onda da minha vida e que podia ter batido o recorde do mundo”, revelou o Big Rider da Nazaré.

Além deste feito, Tony já recebeu o Prémio Revelação Gigantes da Nazaré; Prémio Maior Onda na Remada do evento EDP Mar Sem Fim, entre outros, e ainda a distinção de surfista mais jovem de sempre a enfrentar o canhão da Nazaré, bem como a nomeação para a WSL Big Wave Awards.

Veja o vídeo da onda surfada por Tony Laureano: