Uma torre no Complexo Desportivo Municipal

0
1657
Noticias das Caldas
| F.F.

Uma torre de 18 metros é a peça mais visível de um conjunto de equipamentos que amanhã, 29 de Julho, será inaugurado no Complexo Desportivo Municipal. Trata-se da primeira fase do Parque Urbano Abraço Verde, que é também o primeiro projecto a ser concluído no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e que requalificou e valorizou vários espaços daquela zona da cidade.

Com um custo de 700 mil euros e uma comparticipação comunitária na ordem dos 85%, este projecto tem uma componente ecológica bem vincada, através da utilização dos recursos naturais e energias renováveis. Foram criados um jardim da ciência, parque de merendas, parque infantil, parque de aparelhos fitness, circuito de manutenção e ciclovia, bem como uma praça de acolhimento, cafetaria com esplanada e espaço para concertos e outras actividades ao ar livre.
A torre, visível desde a auto-estrada, é ladeada por um conjunto de pérgolas fotovoltaicas de ensombramento que captam a energia solar para a iluminar, tornando-a um marco da entrada poente da cidade.
O projecto foi feito por Pedro Mendonça, arquitecto da Inplenitus e, de acordo com Ana Paula Abrunhosa, presidente da CCDR Centro, será a primeira obra desta região a ser inaugurada no âmbito do PEDU.
A inauguração terá lugar às 20h30.