A Câmara de Torres Vedras vai retirar, a partir de 16 de Abril, a circulação automóvel do centro histórico da cidade, eliminando desta forma a passagem de cerca de mil viaturas diárias naquela zona. A medida visa valorizar o património histórico-cultural e o ambiente, através da diminuição da poluição e do ruído.
As artérias nas quais deixará de ser possível circular de automóvel são o Largo de São Pedro, cuja igreja foi restaurada há alguns meses, a Rua Miguel Bombarda, a Praça do Município, a Rua Dr. João de Meneses e a Praça de Wellington. Estas passarão a ser pedonais, medida que pretende devolver o espaço público aos cidadãos.
A circulação no centro histórico passará, deste modo, a ser feita através de transportes públicos urbanos, cujas linhas serão ajustadas por ali passarem com uma frequência de 30 a 45 minutos.
Segundo a autarquia, o centro histórico da cidade é atravessado diariamente por mil veículos, a maioria dos quais não estaciona nos parques existentes nessa zona da cidade, com 250 lugares disponíveis. J.R.