Três dias de debate na Foz do Arelho em torno de crianças, idosos e organizações sociais

0
479

Realizam-se entre 1 e 3 de Março as III Jornadas Técnicas da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, este ano dedicadas ao tema “Contextos”. As crianças e jovens, os idosos e as organizações dão mote a três dias de conferências e oficinas no Inatel da Foz do Arelho. Uma iniciativa que tem inscrições abertas até 24 de Fevereiro.
Mais uma vez, as jornadas da Misericórdia vão contar com um extenso painel de oradores, representantes de entidades de âmbito local e regional, que se juntam para debater questões cada vez mais prementes na área das respostas sociais, do acompanhamento de crianças e idosos e do dia-a-dia das instituições. O programa das intervenções ainda não se encontra fechado, mas já estão confirmadas as presenças de representantes do CADin – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, da Fundação “O Século”, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, da Associação Portuguesa de Gerontologia e da Associação para o Desenvolvimento das Novas Iniciativas para a Vida, entre muitas outras entidades.
Se se repetir a adesão dos dois anos anteriores, dezenas de psicólogos, sociólogos, técnicos de instituições, educadores e professores deverão participar nesta iniciativa, que tem organização conjunta da Misericórdia e do Ponto de Ajuda, o Contrato Local de Desenvolvimento Social das Caldas da Rainha.
O primeiro dia de actividades é dedicado às crianças e jovens. Em cima da mesa vão estar os comportamentos problemáticos na infância, os problemas emocionais e de comportamento e a importância da terapia. A vida no seio de uma instituição, a hiperactividade e défice de atenção, são outros temas a debater neste dia.
Já a 2 de Março as actividades vão incidir sobre os idosos e o arranque do dia conta com a presença de Maria Barroso Soares, presidente da Fundação “Pro Dignitate”. O crime e violência sobre os mais velhos, a intervenção em gerontologia, o envelhecimento activo, os apoios aos cuidadores, a demência e a animação de idosos dão tema aos painéis de debate e oficinas do dia.
O último dia das jornadas técnicas é dedicado às organizações, com as actividades a incidirem sobre a motivação, a gestão de equipas e de conflitos, a liderança e a importância do trabalho em rede. Neste dia realiza-se também um encontro que junta diversos Contratos Locais de Desenvolvimento Social. Durante as jornadas o Inatel acolhe ainda uma mostra de livros e materiais sobre as temáticas abordadas no encontro, numa parceria com a Livraria Bertrand.
A participação nos painéis de debate, marcados para as manhãs, é gratuita. Já as oficinas, que decorrem à tarde, têm um custo de cinco euros e as actividades “Café com…” que decorrem todos os dias às 20h30 custam três euros. Haverá entrega de certificado aos participantes que devem efectuar a inscrição nas jornadas até à próxima sexta-feira, dia 24, no site www.pontodeajuda-scmcr.pt, onde além da ficha de inscrição está também disponível o programa das jornadas.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt