Treze presépios dão vida à rota dos Vidais

0
695
Gazeta das Caldas
- publicidade -

IMG_6765A rota do concurso “Presépios da minha aldeia”, nos Vidais, foi inaugurada na terça-feira, 8 de Dezembro, com uma caravana de mais de 30 carros a percorrer os lugares da freguesia para ver os 13 presépios que vão estar expostos até ao dia 6 de Janeiro.
Há peças esculpidas em madeira, outras que usam materiais reciclados. Algumas em três dimensões, outras são cartões pintados. Figuras em miniatura, outras em tamanho real. Em comum têm o facto de todas representarem a cena do nascimento de  Jesus.
No concurso estão 12 presépios, sendo o 13º da autoria da Junta de Freguesia. Os adereços natalícios criam uma rota pelos lugares da freguesia, passando pelo Arco da Memória, Carrasqueira, Casais da Igreja, Casal do Rei, Cortem, Matoeira, Mosteiros, Ribeira de Crastos e Rabaceira. A estes juntam-se ainda os do colégio Brinquinho, Catraios da Catequese e Centro de Dia dos Vidais.
A iniciativa envolveu a participação de cerca de 200 habitantes da freguesia, que se associaram para colocar os Vidais no mapa dos festejos natalícios, trabalhando voluntariamente na criação dos adereços e dos cenários.
Esta é já a segunda edição do concurso, que no ano passado premiou o Casal do Rei com o primeiro lugar, entre oito participantes, e um prémio monetário.
À semelhança do ano anterior, o júri é composto por Carlos Coutinho (director dos museus da Cerâmica e José Malhoa), José Antunes (Centro de Artes) e Vítor Reis (ceramista e escultor), que irão visitar os presépios, escolhendo depois qual merece vencer o concurso.
Aurélio Santos, dos Mosteiros, decidiu fazer a rota com a sua esposa e afirmou que “os presépios estão muito bonitos, cada um com as suas particularidades, mas muito bonitos”. Diz quem também participou na iniciativa que “o pessoal este ano esmerou-se”.
Admitindo-se surpreso com o número de pessoas na inauguração, disse que esta é uma “iniciativa engraçada, que ajuda a divulgar a freguesia, trazendo gente de vários locais”.
Virgílio Filipe, presidente de Junta dos Vidais, afirmou que “o ano passado correu muito bem, mas este ano superou, está a correr muito melhor”. Salientando o papel “preponderante das pessoas” neste evento, explicou que “temos pessoas com muita criatividade e dinâmicas, e temos presépios excelentes”.
Na sua óptica este evento “vai dinamizar a freguesia” e já conseguiu tornar-se num “ponto de convívio para a população”.
Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas, recordou que é “uma freguesia com o índice etário elevado, mas que não desiste de se afirmar no contexto das actividades do concelho e dar a conhecer aquilo que as suas gentes tem capacidade de fazer”.

- publicidade -