O troço da Estrada Nacional 360 que abateu perto do Carvalhal Benfeito em Março passado, na sequência das fortes chuvadas que então se fizeram sentir, continua por reparar desde essa altura.
Há três meses Gazeta das Caldas fazia notar que aquele deslizamento “não é incomum e já ninguém estranha” porque são frequentes os abatimentos naquela estrada, que sofre de falta de manutenção.
Rui Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Santa Catarina, disse à Gazeta das Caldas que a falta de arranjo é um incómodo para a população, mas que não podia fazer nada porque se tratava de uma competência da Câmara. Disse ainda que as obras não podiam arrancar enquanto o tempo não melhorasse.
Questionada a Câmara das Caldas, fonte oficial disse ao nosso jornal que “tendo em conta os procedimentos necessários, se tudo decorrer como previsto, pretende-se executar a obra no final do ano”.
A Câmara diz que já foi feito o levantamento topográfico e a prospecção geotécnica do local, seguindo-se a contratação de uma empresa para realizar a obra, que deverá custar cerca de 40 mil euros.
Questionada sobre o porquê de a obra se realizar para o final do ano, a autarquia respondeu que isso tem a ver com “o tempo que demoram os procedimentos referidos e também por serem os meses de Agosto a Outubro os mais indicados para início da execução de uma obra desta natureza”. Isto porque há um menor teor de água no solo e, consequentemente, uma maior resistência dos terrenos.
“Como a circulação, que se processa actualmente em via única para os dois sentidos numa extensão inferior a meia centena de metros, não se entendeu a situação como de urgente, já que, face à intensidade de tráfego, os tempos de percurso na via no estado actual não são praticamente penalizados”, refere ainda fonte oficial da Câmara. Que acrescenta: “a principal preocupação prende-se com o perigo de acidente por eventual desatenção dos condutores e para tal vamos estando atentos à sinalização, melhorando-a quando se justifique”.