Turquel comemora 15 anos de relevação a vila

0
604

Os próximos três dias vão ser de festa no Largo do Hóquei Clube de Turquel (HCT). É ali que entre 2 e 4 de Junho decorrem as comemorações do 15º aniversário da relevação de Turquel a vila, numa iniciativa que o presidente da Junta de Freguesia local, José Carlos Tereso, garante que será “um grande evento”.
São 15 as colectividades e associações da freguesia que se juntam à autarquia para assinalar a data, numa mobilização que contorna as dificuldades financeiras sentidas por todos. “Pagamos apenas aos grupos musicais, todos os outros se disponibilizaram para participarem sem receber”, diz o presidente da Junta.
Amanhã, pelas 15h00, são abertas as tasquinhas e a exposição de artesanato, “bem grande e apenas com artesãos da freguesia de Turquel”. Meia hora mais tarde decorre a demonstração das Escolinhas BTT – Róódinhas. Para as 15h00 está marcado o passeio cultural BTT Pais e Filhos. A tarde conta ainda com o jogo de Hóquei em Patins feminino, às 18h00, e pelas 22h30 tem início a actuação da “Banda Kroll”.
No domingo há um circuito pedestre património/cultural com a Associação para a Defesa do Património de Turquel, com peddy-paper. Às 12h00 reabrem as tasquinhas e às 15h30 actua a Banda da Sociedade Filarmónica Turquelense.
Nesta tarde decorre ainda o Festival de Folclore do Rancho Folclórico Mira-Serra de Luções, que nestes festejos dá início à comemoração dos seus 25 anos. Neste festival participam, além do grupo anfitrião, os ranchos folclóricos de S. Miguel-O-Anjo (Vila Nova Famalicão), “Os Fazendeiros das Lagameças” (Palmela), de Vale de Açores (Mortágua), Besclore (Lisboa) e do Centro de Convívio de Abitureiras (Santarém).
Os ranchos juntam-se às 16h00 para o desfile entre o Largo do Pelourinho e o recinto da festa, onde se seguem as actuações. Às 16h30 decorre a projecção fotográfica retrospectiva “Turquel de Sempre”. À noite há apresentação das danças de salão do HCT e actua o grupo Chaparral.
O dia mais forte de festejos é na segunda-feira, data em que no ano de 1997 Turquel foi reelevado a vila. A manhã é dedicada às crianças das escolas da freguesia, que vão visitar a exposição de artesanato e ao início da tarde participam em diversas actividades lúdicas. Às 17h30 são entregues os certificados de participação no concurso “A vila de Turquel”, seguindo-se a sessão solene da Assembleia de Freguesia de Turquel, às 18h30.
Às 19h00 são reabertas as tasquinhas e pelas 21h00 actua a tuna feminina Sal&Tuna, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. O grupo Função Públika encerra os festejos.
José Carlos Tereso diz que estes são festejos “que nunca foram feitos”, mas é intenção do actual executivo da Junta de Freguesia que a data passe a ser comemorada todos os anos. “Queremos que este dia seja de inaugurações na freguesia. Mas este ano as coisas estão más e não há nada para inaugurar”, lamenta.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt