UHF e Jorge Palma no Festival do Vinho e Feira da Pêra Rocha no Bombarral

0
533

a4713Os UHF, a 6 de Agosto, e Jorge Palma, no dia seguinte, são as atracções principais do programa de animação do 31º Festival do Vinho Português e da 21ª Feira Nacional da Pêra Rocha, que decorrem de 5 a 10 de Agosto, na Mata Municipal do Bombarral.
Este ano os dois certames, que desde há alguns anos passaram a realizar-se em conjunto, fazem também parte das comemorações do primeiro centenário da criação do concelho do Bombarral, que se assinalou oficialmente a 29 de Junho, com uma sessão solene da Assembleia Municipal, um concerto e fogo-de-artifício.
Para além de assistir aos vários espectáculos, ao longo dos seis dias do certame, os visitantes terão ainda oportunidade de provar e adquirir os melhores vinhos nacionais, uma vez que irão participar representantes das várias regiões vitivinícolas do país, ao mesmo tempo que poderão saborear a gastronomia regional no restaurante do certame e nas tasquinhas.
Um dos destaques desta edição será o Espaço Pêra Rocha, onde os visitantes terão oportunidade de adquirir este fruto, para além de poderem provar os vários produtos derivados daquela que é considerada pela organização como “a rainha da fruticultura portuguesa”.
Um dos pontos altos do certame será a conferência Pêra Rocha, Vinha e Vinho, que terá lugar no Teatro Eduardo Brazão, na tarde de 8 de Agosto. Neste encontro será debatido, o futuro destes dois sectores da agricultura, com o contributo de vários técnicos da área.
Para este dia está também agendado o Jantar da Pêra Rocha e do Vinho, que inclui a entrega de lembranças aos produtores presentes no certame, bem como dos prémios do concurso de vinhos. O evento realiza-se nos Claustros do Palácio Gorjão, a partir das 20h00.
À semelhança das edições anteriores, o certame vai voltar a contar com o Espaço Gourmet, por onde irão passar chefes de cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) e do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, que irão confeccionar ao vivo vários pratos que terão a pêra rocha como um dos ingredientes principais.
O espaço gourmet da EHTO, sempre a partir das 21h30, terá a presença do chef Luís Tarenta no dia 6 (Carré de Javali Macerado em Vinho Leve, Batata ao Alho e Pêra Rocha do Oeste Grelhada), chefe Rui Almeida no dia 7 (Lombo de Coelho recheado com Sabores do Oeste), chefe Ricardo Santos no dia 8 (Tarte Tatin de Pêra, com Ravioli de Morango, Esparguete de Vinho Branco Leve, Creme de Azeite e Mel e Crocante de Limão) e chefe Paulo Santos no dia 9 (Pêra Bêbeda em Vinho Tinto Casal Figueira, com tosta de centeio e gratinado em Queijo Chèvre da Maçussa).

Concertos, festa e torneio de xadrez

A inauguração dos certames está agendada para as 18h00, dia 5, com a animação da banda do Círculo de Cultura Musical Bombarralense, que acompanhará as entidades oficiais.
À noite, actuarão os ranchos folclóricos do concelho (Grupo Etnográfico de Danças e Cantares Belo Horizonte do Salgueiro e Rancho Folclórico Fazendeiros de Gamelas) e a banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense.
No dia 6, sobe ao palco montado na Mata a banda liderada por António Ribeiro (UHF), e na noite seguinte Jorge Palma irá actuar com a West Europe Orchestra, com direcção artística de Élio Leal, num espectáculo inédito, a ter lugar no anfiteatro municipal.
Na sexta-feira, dia 8, será a vez do projecto Alfama, no qual actuam os fadistas Lenita Gentil e António Pinto Basto, seguindo-se no sábado a actuação da cantora Bruna. No último dia o espectáculo, dedicado aos Abba, estará a cargo da banda Companhia Limitada.
Na noite de 9 de Agosto, sábado, realizar-se também, nos Claustros do Palácio Gorjão, a partir da meia-noite mais uma edição da “80’s Wine & Pear Party”, um evento organizado pelo Rotary Clube do Bombarral.
Do programa do certame consta ainda a realização, no dia 9, de mais um Torneio de Xadrez, organizado pela Academia de Xadrez do Bombarral, bem como, no dia 10, do tradicional Corso Agrícola, que contará com a participação de várias associações do concelho.

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt