A moderna talassoterapia e a antiga tradição dos banhos quentes vão estar em destaque na Nazaré durante o dia 24 de Março, sábado, num seminário promovido pela Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal e pela empresa Barra Talasso S.A., com a colaboração da autarquia local.
Especialistas de diversas áreas vão debater os benefícios de utilizar a água do mar para fins terapêuticos e debruçar-se sobre a crescente procura de equipamentos turísticos dedicados à promoção do equilíbrio físico e mental, através de técnicas naturais.
A realização do debate “Turismo de Saúde na Nazaré: dos Banhos Quentes à Talassoterapia” coincide com a construção, na praia da Nazaré, do Centro de Talassoterapia Barra Talasso. Com inauguração apontada para o próximo mês de Junho, este equipamento é “uma das mais modernas instalações talassoterápicas do país”, garante a empresa responsável em comunicado.
A partir das 9h30, na Biblioteca Municipal da Nazaré, recorda-se como foi importante para a afirmação da vila enquanto estância balnear a tradição dos antigos Banhos Quentes Salgados. É assim dado o mote para reflectir sobre o cada vez maior peso do segmento “Saúde e Bem-Estar” no sector do Turismo, tanto aquém como além fronteiras.
O enquadramento legal da talassoterapia em Portugal e na Europa e os parâmetros de qualidade que devem ser praticados nos equipamentos são outros temas que vão estar em cima da mesa num seminário que termina com uma visita guiada às obras do Barra Talasso, que corresponde a um investimento de 2,2 milhões de euros.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, podendo ser feitas nos sites da Barra Talasso (www.barratalasso.com) e do Centenário do Turismo em Portugal (www.centenariodoturismo.org). É ainda possível preencher a ficha de inscrição na recepção da Biblioteca Municipal da Nazaré.
J.F.
Programa do Seminário
09h30 – Recepção aos participantes
10h00 – Sessão de abertura, com a presença de Serafim Silva (administrador do Grupo Miramar), Jorge Barroso (presidente da Câmara da Nazaré), Jorge Mangorrinha (presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal) e Cecília Meireles (secretária de Estado do Turismo, a confirmar)
10h30 – Painel 1: “Do mar da Nazaré e dos seus Banhos Quentes”, com moderação de Helena Gonçalves Pinto (Investigadora, co-autora de “O Desenho das Termas: História da Arquitectura Termal Portuguesa”)
– A importância dos Banhos Quentes no turismo balnear da Nazaré, por Dóris Santos (directora do Museu Dr. Joaquim Manso)
– Banhos Quentes Salgados: Testemunhos na 1ª pessoa, exibição de filme com declarações da D. Lúcia Meca e do Sr. Zé Absalão
– As propriedades físico-químicas do mar da Nazaré (influência do Canhão da Nazaré), por orador ainda a designar
11h45 – Painel 2: “Saúde e bem-estar: o Mar na estratégia de desenvolvimento turístico”, moderado por António Carneiro (presidente da Turismo do Oeste, ERT)
– Turismo de Saúde e Bem-Estar em Portugal, por João Micaelo (Turismo de Portugal, I.P.)
– Novos parceiros e empreendedores para a Economia do Mar, por Fernando Ribeiro e Castro (Secretário Geral do Fórum Empresarial da Economia do Mar)
– Características de oferta e da procura de Turismo de Saúde em Espanha, por Teresa Pacheco (directora da revista Tribuna Termal – Espanha)
15h00 – Mesa-redonda: “Enquadramento legal e regulamentar da Talassoterapia em Portugal e na Europa”, com participação de:
Pedro Cantista (Presidente da Sociedade Portuguesa de Hidrologia Médica e Climatologia e director clínico da Barra Talasso)
Teresa Vieira (presidente da Associação Termas de Portugal)
Frederico Teixeira (presidente da Comissão de Avaliação Técnica da Direcção Geral de Saúde)
João Pinto Barbosa (representante de Portugal no grupo de trabalho internacional “ISO Spa Services”- ESPA European Spa Association)
Paulo Diegues (chefe da Divisão de Saúde Ambiental da Direcção-Geral de Saúde)
Luís Cardoso de Oliveira (presidente da Comissão de Competência de Hidrologia Médica e Climatologia da Ordem dos Médicos)
17h00 – Síntese do Seminário por Jorge Mangorrinha (Presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal)
17h30 – Visita guiada à obra do empreendimento “Barra Talasso”