“Um dos aquíferos mais importantes a nível nacional”

0
526

Um aquífero de água termal com características similares às caldenses, mas bacteriologicamente mais puro foi apresentado, pela primeira vez em Setembro de 2013 por Matos Dias, geólogo responsável pelos trabalhos de prospecção e pesquisa que se realizaram durante quatro anos na Quinta das Janelas, nas Gaeiras. Este responsável disse mesmo que conhece “com profundidade” o sector e considera o aquífero das Gaeiras “um dos mais importantes a nível nacional”.  As propriedades desta água adequam-se a problemas de vias respiratórias, músculo-esqueléticas e pele.
Matos Dias, da Universidade de Coimbra, explicou ainda que a água chega à superfície a 32 graus centígrados e que a bomba colocada permite abastecer um “balneário termal de dimensões semelhantes ao de S. Pedro do Sul”, que serve anualmente cerca de 25 mil termalistas. Para confirmar estes dados foram feitos ensaios de caudal durante 72 horas seguidas.
O estudo foi encomendado pela Associação Nacional de Farmácias (AFN), que é proprietária do terreno onde foi feito o furo de captação, e traduziu-se num investimento superior a 190 mil euros nos quatro anos.