Cerca de 120 mil pessoas visitaram o Mercado Medieval de Óbidos, que decorreu entre os dias 7 e 24 de Julho, entre quinta-feira e domingo. A organização destaca o aumento de trajados no evento, cerca de 10% dos visitantes totais, assim como o sucesso das ceias medievais.
No próximo ano a aposta será na produção nacional e na cultura tradicional portuguesa.
Foi com todos os grupos em palco, em grande animação, que terminou a 10ª edição do Mercado Medieval de Óbidos, no passado domingo. Durante 12 dias a vila regressou ao passado e foi visitada por cerca de 120 mil pessoas. Um número que agradou bastante à organização, a Óbidos Patrimonium, tendo em conta a “crise que se atravessa”, disse o seu administrador, José Parreira à Gazeta das Caldas.
O último sábado foi o dia de maior afluência do evento, com mais de 15 mil visitantes, que não se deixaram intimidar pelo vento e frio e quiseram aproveitar a animação, artesanato e gastronomia variada que ali era possível encontrar.
Esta edição foi também aquela em que se registou um maior número de trajados, cuja média atinge já os 10% dos visitantes. A organização tinha para aluguer cerca de 600 trajes, que esgotaram em vários dias, sendo agora objectivo aumentar esse número no próximo ano.
José Parreira referiu ainda que as pessoas que vinham trajadas de casa aceitaram bem o facto de pagar três euros à entrada, o que os leva a ponderar continuar com este modelo.
A organização destaca ainda como aspectos positivos na edição deste ano a existência de maior segurança no evento, assim como uma maior concentração da animação nocturna na zona do palco.
Também as ceias se revelaram um sucesso, com uma adesão “próxima dos 100%”. Para isso também contribuiu a parceria feita com a hotelaria da região, que vendeu pacotes do evento, que incluía a entrada trajado e a ceia medieval.
Menos sucesso teve o Medieval Camp – duas tendas situadas no Terreiro da Pousada que possibilitavam os habitantes dormir e sentir todo o ambiente de um mercado da Idade Média – que foi encerrado durante a última semana. Em causa estavam questões de segurança das pessoas devido às fortes rajadas de vento que se fizeram sentir.
No entanto, pretendem voltar a apostar nesta oferta para o próximo ano, até porque “havia muita gente interessada em passar por uma experiência diferente, mais radical”, explica José Parreira.
Também assente para a próxima edição está a continuidade do formato, com o evento a realizar-se durante três semanas, entre quinta-feira e domingo.
De acordo com o administrador da Óbidos Patrimonium, este é um evento “completamente consolidado”, que começa a ter um público internacional, uma vez que já são muitos os visitantes estrangieros que compram os bilhetes on-line e escolhem esta altura para visitar Óbidos.
A próxima edição será dedicada aos grupos nacionais. O objectivo é, de acordo com a mesma fonte, “puxar mais pela prata da casa e dar uma oportunidade aos melhores grupos nacionais, ajudando-os assim a fazer face à crise”.