Um novo monumento ao homem do mar em Peniche

0
1331
O monumento ruiu na noite de 7 de dezembro | DR
- publicidade -

Estátua ruiu e a autarquia removeu o que restava, sendo alvo de críticas do PSD e de carta aberta de munícipe

A escultura de homenagem ao homem do mar, que foi inaugurada em 1992 na Ribeira Velha, em Peniche, ruiu na noite de 7 de dezembro e a autarquia decidiu retirar o que restava do monumento, que é da autoria do escultor João Duarte.
À Gazeta das Caldas o presidente da Câmara de Peniche, Henrique Bertino, garantiu que “os homens do mar não vão com certeza ficar sem monumento”.
O autarca adiantou ainda que está a ser estudada a possibilidade de fazer um novo monumento com os moldes antigos do escultor, mas também é possível que venha a ser criado um novo monumento de homenagem. “Ainda está tudo em aberto”, resumiu.
“Estamos naturalmente tristes com o que aconteceu”, afirmou Henrique Bertino, explicando que o monumento sofreu uma intervenção de conservação em 2018, mas já “estava muito fragilizado”.
Antes, o vereador do PSD, Filipe Sales, havia criticado o acontecimento, dizendo-se “triste por esta incapacidade de preservar o nosso património”.
Filipe Sales referiu que em fevereiro de 2018 o PSD alertou a autarquia “para a necessidade de intervenção naquele monumento”, explicando que os sociais-democratas tinham então “sido alertados por alguém próximo do autor daquela obra”.
Por seu turno, a historiadora Ana Batalha fez chegar à Gazeta uma carta aberta onde acusava a Câmara de Peniche, de ter desvalorizado a identidade “das gentes do mar, dos pescadores e das suas famílias, ao permitir com a sua inércia e incúria, sob o seu mandato, que um tal elemento simbólico da nossa identidade desaparecesse”.
Aquela munícipe exigiu “que se renove e reafirme o monumento” e “que tenham muito mais cuidado e zelo na proteção do que é nosso e daquilo que representa aquilo que fomos e somos”.

- publicidade -