Cerca de uma tonelada de monos, que vêm sendo abandonados nos espaços verdes da freguesia de Alvorninha, foram recolhidos no passado dia 7 de Junho por 16 voluntários nos lugares da Venda da Costa e Casal do Haver.
A acção de sensibilização e limpeza foi organizada pelos membros da lista do PS à Junta e Assembleia de Freguesia de Alvorninha, assinalando assim o Dia Mundial do Ambiente.
De acordo com nota de imprensa da concelhia caldense daquele partido, o lançamento de lixos e entulhos em lugares de grande sensibilidade florestal é um flagelo que é necessário combater e “importa estabelecer rotinas de remoção de detritos deste tipo por parte da autarquia”.
Os participantes na acção puderam perceber que alguns dos depósitos ilegais não parecem ser realizados por particulares, mas por empresas, uma vez que se verifica a “presença de numerosos televisores e outros aparelhos eléctricos. Foram encontrados também muitos animais em decomposição, envoltos em sacos de plástico, no que constituem severo prejuízo de saúde pública”, referem.
Todo o material recolhido será descarregado no centro de recolha das Gaeiras.
F.F.