União Audiovisual do Oeste presta apoio a cinco famílias

0
252

O Núcleo Oeste da União Audiovisual (UA Oeste) está a apoiar três famílias nas Caldas da Rainha e duas em Leiria.
Este é um movimento que apoia os técnicos do audiovisual que, com a pandemia, perderam as fontes de receita. A pandemia deixou muitos profissionais em situação de precariedade.
O Núcleo Oeste tem pontos de recolha em Peniche (bar Ambassador), em Alcobaça (Academia de Música) e nas Caldas da Rainha (Centro de Juventude). Neste último as recolhas estão a ser feitas diariamente.
É no balcão do Centro da Juventude, que está a funcionar na Expoeste, que podem também ser feitos donativos, de segunda a sexta, entre as 10h00 e as 20h00.
A UA Oeste recebe alimentos não perecíveis, produtos de limpeza, de higiene pessoal, para crianças e artigos de primeira necessidade. Estes são essenciais para prestar apoio a quem deixou de poder exercer o seu trabalho relacionado com espetáculos, seja ligado aos concertos, à iluminação, ao som ou à montagem.
O UA Oeste, que trabalha em ligação com Lisboa (sede) na coordenação dos stocks, costuma preparar cabazes quinzenais que são entregues às famílias que estão a passar por mais dificuldades.
“Temos gente da área da música que vem contribuir para ajudar os colegas e também de profissões liberais”, disse Nuno Oliveira, um dos responsáveis pelo núcleo referindo um casal de médicos que costuma contribuir pois sabe que as pessoas que lhes proporcionavam os concertos estão neste momento “sem chão”.
O movimento, criado em abril de 2020 está em várias localidades desde Porto, Coimbra, Oeste, Lisboa, Margem Sul, Alentejo, Algarve e São Miguel. Até ao momento, a União Audiovisual já auxiliou 265 famílias ligadas ao setor. ■