Vai ser criada a Universidade Sénior no Cadaval

0
485

O município do Cadaval vai criar uma universidade sénior naquele concelho, que terá o nome de Clube de Artes e Saberes e irá funcionar na antiga escola do 1º Ciclo Martim Joanes, em Pero Moniz.
Este será um espaço que irá dinamizar regularmente actividades sociais, culturais, desportivas, educacionais e de convívio, através da divulgação da história, das ciências, das tradições e de outras questões culturais.
Estão incluídos passeios temáticos, visitas a locais de interesse, cinema, teatro, exposições, museus e organização de palestras de esclarecimento, entre outras actividades.
Os cadavalenses com idade a partir dos 55 anos, com escolaridade mínima equilavente à antiga quarta classe, podem inscreverem-se no Balcão Único da Câmara.
Estão também abertas as inscrições para professores e colaboradores que queiram participar neste projecto em regime de voluntariado. Os interessados devem estar inscritos no Banco Local de Voluntariado do Cadaval.
Segundo a autarquia, a ideia da criação de uma universidade sénior surge da constatação, por parte do responsáveis do pelouro da Acção Social, do aumento da população idosa no concelho, nomeadamente com o aumento da esperança de vida da população e regresso de migrantes e emigrantes à terra natal.
O município pretende criar condições de partilha dos saberes dessas pessoas, “cuja experiência acumulada de vida representa uma mais-valia para a sociedade”, promovendo o envelhecimento activo e a inclusão social.
Através deste clube pretende-se também constituir um pólo de informação e divulgação dos serviços, deveres e direitos dos seniores bem como fomentar o voluntariado.
As aulas irão ter início quando houver inscrições suficientes para o seu arranque normal.
Numa fase inicial o clube irá apenas funcionar duas manhãs por semana, prevendo-se a possibilidade de alargamento de horário no futuro.
O transporte da vila do Cadaval para Pero Moniz será assegurado pela autarquia.

P.A.