A semana Raul Proença começa na segunda-feira (20 de Fevereiro) e até quinta-feira (24 de Fevereiro) contempla uma vasta oferta de palestras, workshops, ateliers e torneios, entre outras actividades culturais.
Logo no primeiro dia há um laboratório aberto sobre investigação criminal, uma palestra do ambientalista António Eloy, intitulada “De Ferrel a Almaraz” e outra de José Bernardes (director da biblioteca geral da Universidade de Coimbra) sobre Camões. Há torneios de sueca, jogos de xadrez e um concerto da Academia de Música de Óbidos.
O segundo dia começa com a apresentaçao “Livro Objecto”, com Richard Towers e termina com uma palestra da fundação PT para pais e encarregados de educação sobre como comunicar em segurança na internet. Neste dia, em que se realizam as Olimpíadas da História, há torneios de badminton e matraquilhos, bem como provas de atletismo. É também na terça-feira que se realiza o “big picture das ciências” e o “spelling bee contest” (um concurso de soletrar em inglês).
Na quarta-feira há uma palestra sobre Suporte Básico de Vida, e outra sobre mobilidade inteligente (Jaime Neto). No desporto há andebol. Raul Calisto apresenta o livro “Espero por ti em Luanda” e os professores e funcionários realizam um rally-paper.
No último dia Joaquim Gaspar partilha que “na idade média e na renascença não havia Google Maps…”, e André Baptista aborda a “identidade dos lugares”. Neste dia o pavilhão recebe o voleibol e no recinto escolar há uma color party,
Durante a semana há vários workshops de informática, como criação de videojogos e introdução à robótica. Irá decorrer uma campanha de recolha de leite e no bloxo B há uma exposição de garrafas com mensagens de afecto que se chama “message in a bottle”.
Além de tudo isto, esta semana tem como objectivo ajudar a esclarecer os alunos relativamente ao futuro profissional e é nesse sentido que aparecem palestras dedicadas ao tema, acções de divulgação do Exército, da ESAD e da Universidade de Coimbra.