Ventos de Poupança nas escolas do Oeste

0
730
Ventos de Poupança nas escolas do Oeste - Gazeta das Caldas
Os caldenses da D. João II e da EHTO com os colegas da Josefa de Óbidos - Isaque Vicente

As escolas do Oeste foram premiadas no segundo concurso “Ventos de Poupança: Energia + social”. A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, o Externato Cooperativo da Benedita e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Alcobaça) vão ganhar um gerador eólico ou um painel fotovoltaico e vão poder dotar uma Instituição Particular de Solidariedade Social com uma Sala Led.

Já a D. João II, a Josefa de Óbidos, a Fernão do Pó e as escolas do Cadaval e da Atouguia da Baleia terão como prémio uma Sala Led.
O Externato Cooperativo da Benedita ganhou ainda visitas ao Centro de Interpretação das Linhas de Torres por ter feito a réplica de gerador eólico mais criativa.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no auditório da OesteCIM, que estava cheio de alunos, professores e autarcas, na tarde de 12 de Junho.
Esta iniciativa, que é promovida pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste em parceria com as congéneres da Alta Estremadura, Cascais, Barreiro, Moita e Montijo, permitirá uma poupança de 600 MWh em 10 anos, evitando a emissão de 300 toneladas de CO2 e poupando 100 mil euros nas facturas de energia.
No primeiro ano participaram 42 escolas de 25 municípios, num total de 30 mil alunos.