A vida dos idosos deu tema para peça de teatro

0
678
Teatro
- publicidade -

No Dia do Idoso, a 1 de Outubro, o auditório da Biblioteca Municipal das Caldas foi palco da peça de teatro “”, apresentado pelas formandas do Curso de Assistentes Familiares e de Apoio à Comunidade.
As alunas deste curso, promovido pela Associação Cultural Paradense e pelo Gabinae, no âmbito da disciplina de Linguagem e Comunicação, escreveram e encenaram textos próprios sobre diversos temas relacionados com a velhice, que complementaram o texto inicial da peça “A Tigela de Madeira”. A solidão, os problemas de saúde, os preconceitos sobre os lares ou o isolamento que os idosos sentem em relação às suas famílias, foram alguns dos aspectos focados nos textos das formandas.
Integrada no Tema de Vida do curso, esta actividade teve como objectivo sensibilizar a comunidade para o respeito pelos idosos e para as dificuldades que estes muitas vezes sentem.
Para esta actividade os idosos do Centro de Dia da Associação Social e Cultural Paradense realizaram uma exposição de trabalhos seus com telhas e cabaças pintadas e decoradas originalmente, com materiais como rendas, conchas, flores, madeira ou espigas.
As formandas encontram-se actualmente a terminar a formação em sala e a partir do início de Novembro encontrar-se-ão em estágio nas diversas instituições das Caldas da Rainha, como lares, centros de dia ou serviços de apoio ao domicílio.
Segundo Sandra Rocha, mediadora, “este grupo é único pois transforma as dificuldades em objectivos a atingir e competências a adquirir e não se desculpa com as suas limitações, sendo um exemplo de persistência e vontade de ir mais além, o que é fundamental nos tempos que correm”, disse.

A.E.S.

- publicidade -