Vila homenageia trabalhadores da cerâmica com monumento

0
222
A apresentação das comemorações do 19º aniversário da elevação a vila decorreu no Fórum Serra

A inauguração do monumento abre as comemorações no dia 1 de julho

A inauguração de um monumento que presta homenagem aos trabalhadores das duas grandes fábricas de cerâmica da Serra D’El Rei, a Cerâmica Rosário e a Cerâmica Vale Cavalos, no dia 1 de julho, dá início às comemorações do 19º aniversário da elevação da Serra d’El Rei a vila, que irão decorrer até ao dia de 10 de julho.
“A Cerâmica Rosário foi uma das empresas com maior produção de tijolo da região durante anos e chegou a ter cerca de 70 trabalhadores, mas encerrou com a crise da Troika e achamos que merecem essa justa homenagem”, recordou o presidente da Junta, Jorge Amador, na apresentação do programa.
O monumento irá ficar localizado a cerca de 100 metros da cerâmica Vale Cavalos, na Rua 4 de Agosto, num espaço verde onde existiu uma eira, que era utilizada para secar as lastras de barro quando o tijolo era feito de forma artesanal.
Também no dia 1 haverá a missa solene e no dia 2 a passagem do troféu Joaquim Agostinho, com uma meta volante na freguesia. Das comemorações faz também parte a vinda do programa Domingão, da SIC, à freguesia, com uma transmissão dedicada à mesma. O objetivo é dar a conhecer o que de melhor a Serra d’El Rei tem, como por exemplo, o museu, a escola de rendas de bilros, entre outros.
O camião-festa irá percorrer as ruas da localidade nesse dia, em que haverá também a feira de artesanato e velharias, a acontecer no mercado.
O autarca recordou também a evolução da Serra d’El Rei desde que foi elevada ao estatuto de vila, nomeadamente ao nível das infraestruturas, com a construção do Fórum Serra, do museu, do novo mercado, do polidesportivo sintético e do parque urbano (onde irá brevemente ser inaugurado o parque infantil).
“Recebemos o estatuto de vila há 19 anos, mas somos freguesia desde a criação das mesmas, após as paróquias, somos das mais antigas freguesias do concelho e da região”, exclamou. Aproveitando a história de amor de D. Pedro e D. Inês, intimamente ligada à Serra d’El Rei, Jorge Amador pretende “valorizar a História, preservar a identidade e promover o património”. Durante estes dias, o Museu D. Pedro I irá receber visitas de grupos de vários pontos do país naquela que é a única freguesia do concelho de Peniche sem praia. “A nossa praia é a cultura!”, exclamou Jorge Amador. ■