Organização revela que edição que teve por tema “Escola de Feiticeiros” duplicou o número de visitantes de 2022
“Esta edição, atraiu cerca de 300 mil visitantes, proporcionando uma experiência mágica e encantadora para todos os participantes”. O balanço é feito pelo presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, dando conta que o número duplicou em relação à edição de 2022. Tendo por base as estatísticas do evento, a presença internacional foi “significativa”, representando 40% do total de visitantes. De entre esses, os principais grupos foram cidadãos brasileiros, correspondendo a 20%, seguidos por espanhóis, com 10%. Os restantes 10% foram de diversas outras nacionalidades. A “experiência e qualidade do capital humano que pensa e operacionaliza os eventos, a pertinência do tema escolhido “ Escola de Feiticeiros” e as condições meteorológicas favoráveis”, foram fatores que contribuíram para o sucesso do evento, a par da “forte aposta pedagógica, experiências imersivas de grande qualidade e cariz inovador”, considera o autarca. Filipe Daniel destaca mesmo a “confiança” de quem visita Óbidos e a Vila Natal, que levou a que, em alguns dias e em determinados períodos, tivessem de encerrar as bilheteiras, por razões de segurança no recinto. Deixa ainda a garantia de que irão “repensar e trabalhar ainda mais para tornar a experiência em 2024 ainda mais positiva e enriquecedora”.
A edição de 2023 teve por temática a “Escola de Feiticeiros” onde, além das já habituais diversões, os visitantes puderam experienciar o Laboratório das Poções e conhecer a Herbologia ou a Casa do Gigante. O Salão da Magia e o Tribunal dos Feiticeiros, foram palco de mais de 400 apresentações de teatro, artes circenses, comédia e concertos especiais de Natal, num evento que contou com a participação de 473 artistas, entre os quais atores, maestros, músicos, mas também animadores. A edição deste ano contou com uma aposta especial na cenografia e traduziu-se num investimento de cerca de 500 mil euros.
A organização considera que a temática foi “claramente uma aposta ganha e prova disso é o número de visitantes ter duplicado comparativamente a uma edição muito boa”, disse à Gazeta das Caldas. O Óbidos Vila Natal acontece desde 2006 em dezembro, na cerca do castelo. ■