Vítor Lapa é o novo director do Cenfim

0
1431

VitorLapaVítor Lapa é o novo director do núcleo das Caldas da Rainha e Peniche do Cenfim. Sucede no cargo a Cristina Botas, que dirigiu os destinos deste núcleo nos últimos dez anos e que mantém a direcção do Cenfim em Torres Vedras.
O novo director explicou à Gazeta das Caldas que a sucessão foi preparada durante o ano de 2015 e surgiu “por proposta da directora cessante”, desde a altura em que esta assumiu a Direcção dos Recursos Humanos do Cenfim.
“Foi com grande satisfação, motivação e sentido de responsabilidade que aceitei estas novas funções, sabendo que posso contar com uma equipa de grandes profissionais que me acompanharão nesta missão”, diz Vítor Lapa.
O novo director refere que a estratégia passa por “consolidar a posição do núcleo das Caldas da Rainha como um centro de formação de referência na região, a formar jovens e adultos, colocando ao dispor das empresas profissionais competentes, que ajudarão a incrementar a sua competitividade”. Quanto ao de Peniche, é intenção repor as condições necessárias para que este retome a sua actividade.
O Núcleo das Caldas da Rainha do Cenfim foi criado em Junho de 1990 e está nas actuais instalações, cedidas pela Câmara das Caldas, desde 2002. Desenvolve a formação nas áreas da Serralharia Civil e Soldadura, Serralharia Mecânica, Maquinação Convencional, Maquinação Assistida por Computador (CNC), Desenho Técnico e Modelação por Computador, Manutenção Industrial/Mecatrónica (electricidade, mecânica, automação), Energia (energias renováveis e Refrigeração e Climatização) e noutras áreas transversais à Industria, como Administrativa e Financeira, Informática, Línguas Estrangeiras, Qualidade, Ambiente e Segurança.
Actualmente encontram-se a decorrer neste núcleo dois cursos de Educação e Formação, três de Aprendizagem em Alternância, um Curso de Especialização Tecnológica (CET) e três de Educação e Formação de Adultos (EFA), frequentadas por um total de 150 formandos. Para além destas acções de formação de longa duração, tem ainda outras de curta duração de formação contínua.
No plano de formação 2016 está previsto iniciar um Curso de Técnico de Manutenção Industrial com equivalência ao 12º ano, para jovens, um curso de Serralheiro Civil e um de Manutenção Industrial, cursos EFA com equivalência ao 9º e 12º ano, respectivamente, e um Curso de Tecnologia Mecatrónica (CET, pós-secundário com atribuição de créditos para o ensino superior). O plano engloba ainda, 54 acções de formação contínua (modular) em diversas áreas.
Vítor Lapa é formado em Engenharia Mecânica e no seu percurso profissional foi director da produção na Ivo Cutelarias (Benedita) entre 1994 e 1999. Até 2007 foi formador, coordenador de formação e responsável pela Qualidade e Ambiente no Núcleo de Peniche do Cenfim. Em 2007 passou para o núcleo das Caldas da Rainha, com as mesmas funções e ainda a de auditor interno. Funções que acumulou ainda no núcleo de Torres Vedras.

 

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt