Voluntários juntam-se para limpar o parque do rio da Cal

0
460
Iniciativa juntou cerca de 20 pessoas na manhã do passado sábado

Cerca de 20 pessoas responderam ao apelo de fazer a restauração ecológica do espaço localizado junto à ESAD

Na manhã do passado sábado cerca de 20 pessoas juntaram-se para fazer a restauração ecológica do Parque do Rio da Cal, no pinhal de Santo Isidoro.
A iniciativa foi da Ágora – Associação Ambiental, em parceria com a União de Freguesias de N. Sra. Pópulo, Coto e São Gregório, com a Câmara das Caldas e com a Caixa de Crédito Agrícola de Caldas, Óbidos e Peniche.
O arquiteto paisagista Ivo Andrade, da autarquia, foi explicando que plantas se encontravam no local e se eram autóctones ou invasoras, numa primeira fase mais teórica.
Seguiu-se a segunda fase, mais prática, que consistiu em arrancar as espécies invasoras, para permitir que as autóctones se desenvolvam.
“Este espaço tem muito potencial e tem três zonas marcantes: uma de talude com árvores com alguma idade, uma zona plana e uma zona de linha de água”, explicou Ivo Andrade, destacando, precisamente, a importância da presença da água.
Véronique Tomaz, da Ágora, agradeceu a participação de todos, apesar das condições meteorológicas adversas. “Esta é uma primeira ação de sensibilização”, salientou, notando que permitirá, primeiro, conhecer, para depois intervir.
Já o presidente da União de Freguesias de N. Sra. Pópulo, Coto e São Gregório, Pedro Brás, explicou que a gestão deste espaço – que é propriedade da Câmara – está a cargo da União de Freguesias.
“Queremos torná-lo numa zona de lazer”, referiu, esclarecendo que o objetivo é que seja uma zona verde, com uma intervenção humana mínima.
“Também já pedimos uma análise das águas” que correm junto ao terreno, revelou o autarca, esclarecendo que estão a aguardar resultados.
Pedro Brás frisou também que pretendem criar uma zona de compostagem neste terreno e deu ainda a conhecer o objetivo de criar um projeto de hortas urbanas na zona dos antigos Hortas.
No final da limpeza alguns dos participantes ficaram para um convívio ao almoço. ■