Voluntários pintaram muros da escola de Alfeizerão

0
655
- publicidade -

voluntariosOs muros da escola do ensino básico de Alfeizerão foram, finalmente, pintados graças à boa vontade de um grupo de nove voluntários. Este trabalho comunitário foi realizado entre os dias 26 e 31 de Maio por Carlos Cabaço, Carlos Pinto, Fernando Miranda, Gabriel Ferreira, Jeremias Vicente, João Almeida, Manuel Bernardo (conhecido pelo Manel Pexim), Quim Mota e Zé Manuel Neto.

Há mais de 12 anos que estes muros não viam tinta. Foi uma intervenção demorada porque haviam pontos bastante degradados, nomeadamente no local onde esteve instalada a Telescola e mais tarde a sede da Junta de Freguesia. Houve necessidade de rebocar essa zona e ainda tapar vários buracos existentes noutros lados com a aplicação de cimento. A pintura também contemplou as paredes exteriores dos sanitários.
Esta iniciativa já vem do tempo da anterior Junta, quando numa Assembleia de Freguesia alguém ofereceu os seus serviços para efectuar este trabalho. Contudo, a autarquia não foi receptiva à oferta alegando que aguardava que a Câmara o fizesse, o que nunca aconteceu. Deste modo, e para não perder mais tempo, um grupo de amigos da terra reuniu-se com o actual presidente da Junta, Leonel Ribeiro, que acolheu a ideia relativamente à mão-de-obra.
Assim, a tinta veio da Câmara de Alcobaça e outra parte foi a Junta que forneceu.
De referir que as professoras desta escola tinham solicitado à vereadora da cultura, numa visita que esta fez, recentemente, a esta vila, que era necessário resolver este problema com brevidade.
Agora convinha que a Câmara de Alcobaça cuidasse do edifício da escola, cujo aspecto exige uma reparação. Aliás, era um trabalho que estava programado para quando fosse construída a nova escola (já lá vão cerca de cinco anos).
O presidente da Câmara, Paulo Inácio, tem afirmado que a obra de reabilitação é para avançar. Porém, ainda não disse quando será. Entretanto, os voluntários agradecem a alguns populares a oferta de bebidas e comida que lhes foi dada durante o período em que estiveram em acção, salientando também a colaboração de Aureliano Alexandre, proprietário da pastelaria “O Castelo”, pelo acompanhamento e interesse demonstrados no decorrer da obra.
Este grupo de amigos de Alfeizerão está empenhado em dar continuidade a outras iniciativas semelhantes em parceria com a Junta de Freguesia, de forma a dar uma nova dinâmica à sua terra, com o intuito de a tornar mais visível e mais bonita. Dizem que estão receptivos à entrada de outros elementos que estejam dispostos a colaborar.

T. Antunes

- publicidade -