Voto de pesar por João B. Serra na Assembleia da República

0
426
Assembleia da República foi unânime na atribuição do voto de pesar

Caldense que faleceu em abril deste ano foi homenageado com um voto de pesar aprovado por unanimidade

No passado dia 7 de junho, o Plenário da Assembleia da República aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do caldense João Bonifácio Serra, saudando “a sua dedicação à causa pública e à cultura”.
O projeto de moção apresentado pelo Partido Socialista (PS) e foi lido pela vice-presidente da Assembleia, deputada Maria Luz Rosinha que, depois de descrever a biografia e carreira científica e política do homenageado caldense – recordando que iniciou a sua vida política ainda antes do 25 de Abril na CDE – abordou a sua ação na Presidência de Jorge Sampaio. Acrescentou a sua ação depois na Fundação Guimarães Capital Europeia da Cultura, bem como, mais recentemente, na Presidência do Conselho Estratégico da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura. Maria Luz Rosinha lembrou ainda a ligação de João Bonifácio Serra à criação da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD) e o papel que desempenhou na atribuição da Cátedra da UNESCO em Gestão de Arte e Cultura à mesma instituição de ensino.
Edite Estrela, que nesse momento presidia à sessão do Plenário, recordou ter sido colega de João Bonifácio Serra na faculdade e “de ter privado com ele em vários momentos das nossas vidas” pelo que disse que era também com grande emoção que assistia aquele momento, endereçando à família e aos amigos presentes os seus pêsames.
Seguidamente o Plenário guardou um minuto de silêncio em memória e homenagem, a João Bonifácio Serra, como a outro ex-deputado do PSD falecido e também alvo de um voto de pesar, Pedro da Vinha Costa.
Nascido a 22 de abril de 1949, no Carvalhal Benfeito (concelho das Caldas), João Bonifácio Serra faleceu aos 73 anos, vítima de doença prolongada. Com a Gazeta das Caldas manteve, ao longo da vida, uma relação próxima. Do jornal da sua infância, conforme mencionou, viria mais tarde a colaborar na produção do mesmo, sendo associado da Cooperativa Editorial Caldense. Em maio de 2021, pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, foi o diretor convidado de uma edição. ■
jlas@gazetadascaldas.pt