Caldense que faleceu em abril deste ano foi homenageado com um voto de pesar aprovado por unanimidade
No passado dia 7 de junho, o Plenário da Assembleia da República aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do caldense João Bonifácio Serra, saudando “a sua dedicação à causa pública e à cultura”.
O projeto de moção apresentado pelo Partido Socialista (PS) e foi lido pela vice-presidente da Assembleia, deputada Maria Luz Rosinha que, depois de descrever a biografia e carreira científica e política do homenageado caldense – recordando que iniciou a sua vida política ainda antes do 25 de Abril na CDE – abordou a sua ação na Presidência de Jorge Sampaio. Acrescentou a sua ação depois na Fundação Guimarães Capital Europeia da Cultura, bem como, mais recentemente, na Presidência do Conselho Estratégico da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura. Maria Luz Rosinha lembrou ainda a ligação de João Bonifácio Serra à criação da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD) e o papel que desempenhou na atribuição da Cátedra da UNESCO em Gestão de Arte e Cultura à mesma instituição de ensino.
Edite Estrela, que nesse momento presidia à sessão do Plenário, recordou ter sido colega de João Bonifácio Serra na faculdade e “de ter privado com ele em vários momentos das nossas vidas” pelo que disse que era também com grande emoção que assistia aquele momento, endereçando à família e aos amigos presentes os seus pêsames.
Seguidamente o Plenário guardou um minuto de silêncio em memória e homenagem, a João Bonifácio Serra, como a outro ex-deputado do PSD falecido e também alvo de um voto de pesar, Pedro da Vinha Costa.
Nascido a 22 de abril de 1949, no Carvalhal Benfeito (concelho das Caldas), João Bonifácio Serra faleceu aos 73 anos, vítima de doença prolongada. Com a Gazeta das Caldas manteve, ao longo da vida, uma relação próxima. Do jornal da sua infância, conforme mencionou, viria mais tarde a colaborar na produção do mesmo, sendo associado da Cooperativa Editorial Caldense. Em maio de 2021, pelo Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, foi o diretor convidado de uma edição. ■
jlas@gazetadascaldas.pt