Óbidos foi o local escolhido, em Portugal, pela Walt Disney para comemorar o 20º aniversário da Disneyland Paris ou Eurodisney, à semelhança do que está a fazer nos outros países da Europa.
A parceria irá acontecer no Festival Internacional de Chocolate, a decorrer entre 2 e 25 de Março (funcionando apenas das sextas-feiras aos domingos), que terá por tema “20 anos da Disneyland Paris”.
As esculturas de chocolate serão este ano inspiradas nas personagens criadas nos últimos 20 anos pela Disney e que se encontram no parque temático de Paris. Estas peças, de grandes dimensões, já estão a ser trabalhadas pelos formandos do Centro de Formação Profissional do Sector Alimentar da Pontinha, com a coordenação de Vítor Nunes. Além das esculturas, decorrerão diversas iniciativas e conteúdos associados à temática.
A Walt Disney é actualmente, segundo o estudo divulgado pelo Reputation Institute, uma das três marcas mundiais com melhor índice de reputação em todo o mundo. De acordo com José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium, é “altamente prestigiante” ter sido abordada esta empresa municipal para se associarem no evento comemorativo a realizar em Portugal. De acordo com o responsável, a empresa de entretenimento estudou o Festival de Chocolate, tendo a proposta depois sido aprovada pelos responsáveis no Reino Unido e, depois, da casa-mãe, nos Estados Unidos. Entre as cidades que já estão a celebrar os 20 anos da Disneyland Paris estão Brugges (Bélgica), que usou esta temática no seu Festival de Esculturas de Gelo, que decorre até 15 de Janeiro. O Mickey, a Bela Adormecida e a Branca de Neve e os Sete Anões são algumas das mais de 90 esculturas do mundo da Disney, criadas por artistas de várias nacionalidade para este evento e onde foram gastas 40 toneladas de gelo.
Este ano a marca Nestlé também regressa ao Festival Internacional de Chocolate patrocinando o evento que, nos últimos dois anos, teve o patrocínio da marca Valrhona. No entanto, a marca francesa também manterá a sua parceria com a Óbidos Patrimonium através do Chocolate Lounge, situado no Largo de Santa Maria.
A Nestlé irá apoiar o evento com a oferta de chocolate a todos os participantes e também para alguns conteúdos do evento. Irá ainda disponibilizar animadores e outros produtos da marca.
O Festival Internacional de Chocolate terá cerca de 35 pontos de venda e nas próximas semanas será lançado o concurso para a sua concessão.
Este ano o evento irá decorrer apenas de sexta-feira a domingo, com excepção da Casa de Chocolate das Crianças, que irá receber as escolas durante a semana, e as exposições.
O orçamento do festival será na ordem dos 250 mil euros, menos 20% que em 2011. O preço do bilhete irá manter-se nos sete euros.
“Temos feito alterações de forma a que seja mais fácil as pessoas virem ao evento e manter o seu interesse”, conclui o administrador da Óbidos Patrimonium, que espera ter uma forte adesão de público.