Di Casa, pizzas com sabor a Brasil na Quinta da Cutileira

0
59
Lázaro e Kelvy Vasconcelos são os responsáveis pela Pizzaria Di Casa

Lázaro e Kelvy Vasconcelos apostam na diversificação com produtos como o palmito, o milho verde e a calabresa.

Foi há dois anos que Lázaro e Kelvy Vasconcelos partiram do Pará, no Brasil, para procurar em Portugal uma vida melhor. Agora, querem dar aos caldenses o melhor dos sabores do Brasil, em forma de pizza, caseira, feita com muito amor. Di Casa era o único nome que podiam ter dado à pizzaria que abriram, a 7 de agosto, na Quinta da Cutileira, na Rua Prof. José Lalanda Ribeiro. É pizza de casa, feita em família.
Quando o casal partiu do Brasil, em 2020, com os três filhos, tinha já a mãe de Kelvy em São Martinho do Porto. “Viemos atrás de uma oportunidade, de mais segurança, como tantos brasileiros”, conta Kelvy à Gazeta das Caldas.
Arranjaram emprego, mas queriam mais e arregaçaram as mangas para lançar o próprio negócio e a pizzaria foi a escolha. Ambos tinham já experiência da área da restauração, na qual trabalhavam no Brasil. Lázaro voltou ao seu país para fazer um curso de pizzaiolo. Kelvy fez o mesmo, não no Brasil, mas no país originário das pizzas, Itália. Do Brasil veio, de propósito, o forno que dá “vida” às pizzas.
Apesar de estarem a morar em São Martinho, a opção para abrir o estabelecimento foi Caldas da Rainha. “Aqui há uma comunidade grande de brasileiros e quisemos trazer a pizza brasileira para cá”, contam, mas salientam também a grande diversidade que existe na cidade, “tem pessoas de muitos países”, que querem conquistar com as características da sua pizza, incluindo os caldenses.
Mas então, o que tem de diferente a pizza brasileira? Começa pela massa. “Temos massas 100% artesanais, com uma fermentação de 24 a 48 horas, que as tornam mais crocantes, mas também mais leves”, afirma Kelvy Vasconcelos.
As massas têm ainda um “segredo”, podem ter bordas recheadas com catupiry, um requeijão cremoso típico do Brasil, e cheddar.
Depois, “as nossas pizzas têm mais recheio”, garante o casal. Do cardápio fazem parte 26 pizzas diferentes. Entre os ingredientes, diferenciam-se o palmito, o milho verde, ou milho doce, e a calabresa, um enchido também típico do Brasil.
Há ainda as pizzas doces, com fruta, chocolate e confetes coloridos. E, brevemente, vão chegar ainda as esfirras abertas, um género de pizza mais pequeno.
Nesta fase, a Di Casa está aberta de terça-feira a domingo, mas encerra um domingo por mês. Por agora só funciona ao jantar e em sistema de take away ou delivery.

 

Faça em casa

Base de pizza leve e crocante

Ingredientes
1700 g. farinha
1 litro de água
60 gr sal
50 gr açúcar
6 gr levedura fresca

Preparação
Colocar a farinha numa taça. À parte, dissolver o fermento num pouco de água e juntar o açucar. Juntar a mistura do fermento à farinha

 

Juntar
Adicionar a água e o sal à farinha e bater bem. Por último, junta-se o azeite e bate-se novamente para ficar bem envolvido

 

Repousar
Dividir a massa em 10 porções, com cerca de 270gr, e deixar a massa repousar no frio, entre 0º e 3º, durante 24 horas

 

Finalizar
Cada bolinha será a base de uma pizza. No fim do processo, basta estender a massa e escolher os ingredientes favoritos para a sua pizza e levar ao forno. ■