Alcobaça sensibiliza para esterilização de animais de companhia

0
126
Medida é solução para a sobrepopulação de cães e gatos

Campanha sensibiliza para os benefícios na saúde e comportamento do animal e no controlo da população

Isaque Vicente

A Câmara de Alcobaça está a promover uma campanha de sensibilização com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) para informar a população sobre os benefícios da esterilização dos animais de companhia.
“A esterilização é uma forma de cuidar do seu animal de companhia que ajuda a evitar fugas, gravidezes indesejadas, doenças e outras infeções, contribuindo simultaneamente para o aumento de esperança média de vida dos animais”, defende a autarquia, acrescentando que esta “constitui uma das principais estratégias de controlo de natalidade no caso de abandono de animais de estimação, já que ajuda a reduzir o número de grandes ninhadas e, por conseguinte, o número de animais abandonados”.

Município esterilizou
341 animais
nos últimos dois anos

Nos últimos dois anos, o Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Alcobaça, procedeu à esterilização de 341 animais, entre 132 cães e 209 gatos, estes últimos no âmbito da Campanha CED (Capturar, Esterilizar e Devolver) relativa a gatos de colónias.
“Esta campanha de sensibilização da população é também uma forma de alertar para o grave problema da sobrepopulação de cães e gatos e para a tomada de consciência cívica de todos os que têm animais de companhia para que os esterilizem, evitando a reprodução excessiva e atenuando, deste modo, o abandono dos animais e os subsequentes problemas de saúde pública”, realçou a autarquia. ■