Animais melhoram ambiente no trabalho

0
178

Estudo conduzido nos Estados Unidos da América concluiu que produtividade também aumenta

Levar o animal de estimação para o local de trabalho pode parecer contraprodutivo, mas há estudos que apontam alguns benefícios nesta prática. A prática é ainda muito pouco comum, mas, sobretudo para quem passou a ter o teletrabalho como regra, acabou por tornar-se uma realidade. No Dia Mundial do Cão, que se assinalou no passado dia 26 de agosto, a LACS, um cluster criativo com espaços de trabalho flexíveis em Lisboa, permitiu que os utilizadores do espaço fizessem a experiência.
Um estudo conduzido em 2011 pela Associação Americana de Produtos para Animais de Estimação concluiu que ter um animal de estimação no local de trabalho aumentou em 73% a produtividade laboral das empresas participantes. Além disso, foram detetados outros benefícios associados, como a redução da pressão arterial dos trabalhadores, assim como os níveis de stress. A presença de animais de estimação ajudou a restabelecer a saúde física e mental dos funcionários, que estavam autorizados a levar os seus cães, gatos, pássaros, répteis e peixes para o emprego.

Presença dos amigos de quatro patas melhora saúde, comunicação e colaboração

Os benefícios foram comprovados não só nos donos dos animais, como nos colegas que interagiram com os animais dos colegas, fazendo festinhas, ou levando-os a passear.
Além de incentivar a atividade ao invés de passar todo o tempo sentado, o que tem resultados também ao nível do colesterol e dos triglicerídeos, a presença dos animais de estimação também promove a comunicação, a colaboração e aumenta a moral de trabalho, promovendo a socialização entre colaboradores das empresas.
A presença dos animais tem, ainda, resultados ao nível dos níveis de stress. Está cientificamente comprovado que os animais de estimação promovem sensações calmantes, aumentando o nível de oxitocina. ■