As contas de somar e subtrair das ligas europeias

0
187

A pouco mais de um mês do fim de muitos campeonatos na Europa, os clubes começam já a fazer contas. Em alguns casos, o primeiro lugar pode estar já assegurado, mas sobram os restantes lugares que dão lugar às competições europeias ou as famigeradas últimas posições, que os treinadores tentam evitar.

 

Se gosta de futebol, ou qualquer outra modalidade desportiva, pode viver o desporto de uma forma ainda mais divertida usando um codigo promocional solverde, que lhe oferece uma ótima forma de começar.

A Primeira Liga

 

Em Portugal faltam sete jornadas para o fim da atual edição da Primeira Liga. Ou seja, em jogo estão 21 pontos.

 

No topo da tabela:

  1. S.L. Benfica, com 71 pontos
  2. F.C. Porto, com 64 pontos
  3. S.C. Braga, com 62 pontos
  4. Sporting C.P., com 57 pontos
  5. F.C. Arouca, com 44 pontos

Sendo que os dois primeiros lugares dão acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões e o terceiro, à qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Já o quarto e quinto lugares são acesso à qualificação para a Liga Conferência. O Vitoria SC, em sexto lugar, com 41 pontos, seguido do Vizela e do Casa Pia, ambos com 38 pontos, almejam, neste momento, chegar ao ambicionado 5º lugar.

A luta mais evidente parece estar entre o segundo e terceiro lugar, uma posição que significa entrar diretamente para a fase de grupos ou ir para as qualificações da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os mais fervorosos adeptos portistas ainda acreditam nas “escorregadelas” do rival, frente ao Sporting Clube de Braga e ao Sporting Clube de Portugal. Ainda assim, esses seis pontos não serão suficientes para o clube do Norte assumir a liderança.

 

No fundo da tabela:

  1. S.C. Marítimo, com 19 pontos
  2. Paços de Ferreira, com 17 pontos
  3. Santa Clara, com 15 pontos

 

As duas equipas no final da tabela estão nos lugares de despromoção à Segunda Liga. Curiosamente, ambas as equipas disputaram acessos a qualificações europeias num passado muito recente. Em relação ao 16º lugar, poderá numa eliminatória de despromoção, assegurar a manutenção na principal liga portuguesa.

Chegar ao 15º lugar da tabela é tarefa inglória para estas três equipas, com o Estoril Praia, com mais 6 pontos do que o Marítimo e a tentar segurar «com unhas e dentes» este lugar ou, quem sabe, subir uma posição.

Estas são as contas de somar e de subtrair que ocupam a mente dos mais apaixonados adeptos, com cada um dos jogos a ser vivido como uma verdadeira final, na conquista de preciosos pontos que mudem a ordem atual.