Hamburgueria Burgui abriu nos Silos

0
1146
Guilherme Rocha, caldense de 21 anos, abriu a hamburgueria juntamente com a mãe

Burgui abriu a 11 de novembro, apostando em seleção alargada de hambúrgueres (e bifana) e nos eventos

Burgui é a nova hamburgueria dos Silos, nas Caldas da Rainha. O novo estabelecimento abriu portas a 11 de novembro, pela mão de Guilherme Rocha, caldense de 21 anos.
“Decidimos (Guilherme e a mãe) comprar o espaço para abrir uma marca própria”, explicou. Já o nome, Burgui, inclui a referência ao ramo da restauração em que atuam e ao próprio (cujo diminutivo é Gui).
Foi criada uma estrutura em madeira e com lonas amovíveis para albergar a hamburgueria, havendo ainda um bar e uma esplanada que será aberta no verão e onde serão realizados eventos.

Espaço tem 45 lugares, mas expande-se a 95 pessoas nos eventos

Há nove hambúrgueres diferentes para degustar, incluindo um vegetariano e outros com sabores do Brasil, dada a grande procura por parte de cidadãos oriundos daquele país. É possível encontrar também bifanas.
Os preços vão dos 3 aos 14 euros, e é possível, por mais 3, 50 euros, obter o menu que inclui batata frita e uma bebida.
Guilherme Rocha já trabalha no setor desde os 14 anos. “Comecei a ajudar o meu tio na Eusebio’s Hamburgueria enquanto estudava. Muitas vezes tinha escola no dia seguinte, e vinha trabalhar aqui à noite. Também fazia eventos [promovidos pela hamburgueria] durante o verão”, contou. “Não segui os estudos, talvez um dia, quem sabe. Mas apaixonei-me, por assim dizer, aprendi a gostar [da área], pois desde o início tive a curiosidade de saber como me desenrascar na vida. E essa foi uma das razões para eu ter optado por começar este negócio de hambúrgueres”, continuou o jovem empreendedor.
O Burgui também realiza eventos, como as Rodas de Samba, com o grupo lisboeta Samba da Rapaziada, que decorrem uma vez por mês e já aconteceram por duas vezes. “Temos muitos clientes brasileiros, e desde o início eles nos pediam para fazer roda de samba, pagode, sertanejo, música ao vivo. E eu, curiosamente, o ano passado, fui ao Brasil com a minha mãe, estivemos na terra do pagode, que é Salvador da Bahia, e queríamos trazer de lá a ideia também para mimar um pouco os nossos clientes. Mas não era possível, porque não nos deixavam, a marca não era nossa. Então esperámos que a marca fosse nossa para criar este tipo de evento. E é uma satisfação total”, explicou.
Na casa trabalham outros quatro rapazes, a par de Guilherme e da mãe. A hamburgueria está aberta das 19h00 às 24h00, de terça-feira a domingo. ■

Faça em casa

Burgui X Tudo – um hambúrguer com todos os ingredientes da casa

Ingredientes: pão brioche, hambúrguer de frango, 2 fatias de queijo cheddar, 2 fatias de bacon, calabresa, cebola caramelizada, pickles, ovo, alface, tomate, molho de alho

1.Grelhar a carne

Grelhar o hambúrguer numa chapa e, ainda nesta, cobrir com uma fatia de queijo

2.Grelhar os complementos

Grelhar duas fatias de bacon, e também calabresa

3.Montar

Aquecer o pão e, seguidamente, montar o hambúrguer, acrescentando ainda pickles, ovo, alface e tomate

4.Colocar o molho e servir

Por fim, rechear o hambúrguer com molho de alho e servir