Câmara das Caldas implementa programas de esterilização

0
1384
- publicidade -

Autarquia já investiu mais de 20 mil euros em programas de controlo de população de gatos e cães

O Município das Caldas da Rainha está a levar a cabo uma campanha de esterilização dos canídeos que se encontram no Centro de Recolha Oficial e ao abrigos das associações de proteção animal do concelho, tendo já esterilizado perto de 150 animais.
A autarquia viu aprovado um apoio financeiro da Direção Geral de Alimentação e Veterinária para a realização destas intervenções em cães. Este apoio é atribuído por canídeo esterilizado, diferenciado por sexo, desde que previamente identificado eletronicamente com microchip e registado na base de dados nacional SIAC.
Nesta fase foram já esterilizados 146 canídeos, de acordo com o Gabinete Veterinário da autarquia, o que se traduz numa despesa municipal de 12.355 euros, comparticipada pela DGAV em 5.510 euros.
No âmbito da política municipal de bem-estar animal, controlo da população errante e promoção da adoção responsável, têm sido esterilizados todos os canídeos alojados no Centro de Recolha Oficial previamente à sua adoção, assim como os que se encontram alojados em associações de proteção animal do concelho e também os que estão em Famílias de Acolhimento Temporário (FAT) e Definitivo (FAD) por não haver possibilidade de alojamento no Centro de Recolha Oficial.
Além deste programa, o município está também a desenvolver outro de controlo populacional de gatos de rua, o programa CED (captura, esterilização e devolução) em colónias sinalizadas por qualquer munícipe, entidade privada ou pública, em qualquer freguesia do concelho.
Este programa, suportado por inteiro pelo município, já totaliza um investimento de 9.932 euros, correspondente a mais de duas centenas de felinos esterilizados. ■

- publicidade -