Coelhos como animais de estimação

0
2542
Coelhos
Os coelhos vivem entre cinco e dez anos

Cada vez mais, os coelhos fazem parte dos animais de estimação que vivem nas nossas casas. Existem mais de 50 raças de coelhos, pelo mundo!

Joana Bernardino
geral@clinica-veterinaria-dobidos.pt

Os coelhos são animais nocturnos, no entanto, habituam-se rapidamente à rotina diária dos donos. Estas mascotes são animais muito curiosos e estão sempre prontos para explorar. Cuidado com os fios eléctricos, pois gostam de roer!
Estes animais têm uma esperança média de vida entre 5 a 10 anos.
Se a sua intenção for adoptar um único coelho, pode ser macho ou fêmea. No entanto, não é aconselhável juntar vários coelhos machos não castrados no mesmo alojamento. Se optar por juntar fêmeas, deve fazê-lo com fêmeas jovens. Os casais, se forem para estar sempre juntos, devem ser castrados ou a fêmea estará constantemente grávida.

Alojamento

A gaiola dos coelhos deve ter tamanho suficiente que lhes permita esticarem-se e sentarem-se nas patas de trás, no mínimo. Isto no caso de animais que façam exercício regularmente fora da gaiola, caso não o façam, deve ser bastante maior.
O ideal é conter um ninho onde o coelho se possa esconder. Pode colocar-se uma pedra de cálcio para roedores.

Alimentação

A base da alimentação, destes animais, deve ser o feno. O feno deve estar sempre à disposição e deve constituir 60-70% da alimentação destas mascotes. Devem comer ração adequada para coelhos de estimação o que deve constituir 10% da sua dieta. Os vegetais frescos devem constituir 20% da alimentação total. Pode oferecer cenouras, frutos frescos, brócolos, courgettes, abóbora, rebentos, flocos de aveia e de trigo e pão seco. Introduza alimentos novos de uma forma lenta, progressiva e em pequenas quantidades para reduzir o risco de diarreia.
Devem ter sempre água à disposição com bebedouro próprio.

Cuidados Veterinários

As unhas dos coelhos, quase sempre, precisam de ser cortadas com regularidade. No entanto, é algo que facilmente pode fazer em casa. Peça ao seu veterinário que o ensine como o deve fazer.
Estes animais devem ser vacinados a partir das 8 semanas de idade e fazer consultas de rotina. As vacinas protegem os coelhos de doenças mortais, como a Mixomatose e a Doença Hemorrágica Viral.
Os coelhos devem ser manipulados com cuidado, sendo importante suportar os membros posteriores de forma a impedir movimentos vigorosos com os mesmos. Não pegue no seu coelho pelas orelhas deixando o corpo suspenso!