Com a chegada do frio, não somos só nós que sofremos. Os nossos animais de estimação também não passam incólumes pelo Inverno. Daí que a Gazeta dos Animais hoje traga algumas sugestões para tornar esta época do ano menos fria para os amigos de quatro patas.
Ter as vacinas em dia é essencial, bem como reforçar as protecções contra o frio. Cortar o pêlo, nem pensar.
Deve colocar uma manta mais quente no local onde o seu amigo dorme é uma sugestão, bem como adaptar os horários dos passeios às horas mais quentes do dia.
Nesta é altura é essencial ter alguns cuidados com o banho do animal, para evitar que este se constipe. Dar banho dentro de casa e deixá-lo secar bem antes de sair é uma ideia.
Depois deve ter em conta a alimentação do seu amigo. Caso seja um animal de casa, também ele tenderá a comer mais no Inverno que no Verão. E também ele nesta altura fará, provavelmente, menos exercício. Daí que não deva descurar a boa forma do seu animal. Fazer exercícios para e com ele, bem como adaptar a alimentação podem ajudar.
No caso de ser um animal de rua, pode fazer sentido reforçar o valor energético, com um aumento da ração ou um complemento.
Mas estas são apenas algumas considerações genéricas, que não se aplicam a todas as raças ou a todos os animais, daí que seja essencial compreender bem o seu amigo e cuidá-lo, não só no Inverno, como em todo o ano. Para tal pode, e deve, recorrer ao seu veterinário.