Forno da Maria apresenta opções doces, mas saudáveis e naturais

0
963
Maria Capinha tem 21 anos e desenvolve a paixão pela doçaria e pela alimentação saudável há três anos

O projeto que nasceu para partilhar receitas saudáveis já vende a todo o gás, muitos doces e alguns salgados

Maria Capinha tem 21 anos e começou, há três, o projeto Forno da Maria, dedicado à confeção e venda, por encomenda, de comida saudável. O gosto pela cozinha corre-lhe nas veias, não fosse filha dos donos do restaurante Forno do Avô, no Bombarral, onde a magia na cozinha acontece diariamente.
Mas tudo começou apenas com uma página nas redes sociais, onde a jovem residente nas Caldas ia partilhando receitas de pequenos-almoços, almoços ou lanches, que foi aprendendo durante a pandemia.
“Sempre fui muito gulosa, e, na altura [estava no 11.º ano em Ciências e Tecnologias, na Escola Rafael Bordalo Pinheiro], como queria ir para Nutrição, também queria comer mais saudável”, começou por explicar. Decidiu, pois, iniciar, de forma autodidata, uma pesquisa que lhe permitiu concluir que não precisava de deixar de comer, pois havia opções igualmente saborosas, mas mais saudáveis.
Os pedidos de encomendas começaram a surgir, e Maria passou, então, ao próximo passo: vender as receitas que entretanto já vinha aprimorando, através do curso técnico de Alimentação Saudável, do Instituto Politécnico de Leiria, que concluiu o ano letivo passado, e das formações e workshops.

As tartes de manteiga de amendoim e cacau fazem sucesso

Atualmente a frequentar o curso completo de cozinha saudável ministrado por Sofia Paixão, dedica-se ao seu projeto e ao trabalho no restaurante dos pais, onde confeciona as sobremesas (as tradicionais e as saudáveis). O seu leque de receitas já abarca a “vertente 100% vegetal, sem glúten e 100% adoçado só com fruta”, explicou. Os doces são os reis, mas também há salgados, como quiches ou tostas de abacate. E há duas opções possíveis no que toca às sobremesas: bolos adoçados apenas com fruta (fresca ou seca, como tâmaras), ou bolos “tradicionais”, com recurso a açúcar mascavado, mas “100% vegetais”, para quem é alérgico ao ovo ou à proteína do leite, que têm uma procura crescente.
A sobremesa mais popular é a tarte de manteiga de amendoim e cacau, mas há também brownies de batata doce adoçados apenas com fruta, bolinhos de chia, ou ainda brigadeiros do estilo das bolinhas energéticas e panquecas, que saem muito para festas de aniversário. “Nesta fase, tenho feito diariamente um bolo de aniversário para as crianças levarem para a escola, que hoje em dia têm uma maior preocupação com os açúcares, óleos, farinhas, e por isso sou procurada”.
As tartes individuais custam três euros, as grandes 25 euros, e os bolos vendidos a 18 euros o quilo. As entregas são gratuitas nas Caldas e no restaurante Forno do Avô. ■

Faça em casa

Bolo de Pera saudável, saboroso e criativo

Ingredientes: 1 Pera, 2 Ovos, 30 g de Flocos de Aveia, Especiarias a gosto (autora usou canela e erva doce), 1 colher de café de fermento em pó. Na foto, recheio de iogurte de soja do Mercadona, framboesas, mirtilos, morangos e nozes pecan

1.Triturar

Triturar todos os ingredientes na liquidificadora

2. Untar

Untar uma forma (ou formas de queque) com azeite

 

3. Levar ao forno

Verter a massa e levar ao forno 20 min a 180 graus

 

4. Empratar e degustar

Servir quentinho com os toppings a gosto. Sugestões: Iogurte, Manteiga de Frutos Secos, Fruta Fresca, Compota caseira