‘A Farmácia Vai à Escola’ – Pediculose

0
719

No passado dia 14 de Março, o projeto ‘A Farmácia Vai à Escola’ visitou a E.B.1 de Santo Onofre, onde realizou uma ação de sensibilização sobre ‘Piolhos’, cujo público-alvo foram os encarregados de educação. Desta vez a ação abrangeu não só o 1º ciclo, mas também o pré-escolar, dada a importância que este tema apresenta em toda a comunidade escolar. É habitual ocorrerem infestações de piolhos em todos os anos letivos, sendo uma situação bastante difícil de controlar. Assim, consideramos fundamental esclarecer encarregados de educação, professores e também as crianças acerca do tratamento desta infestação e como preveni-la, entre outras dicas que podem fazer toda a diferença.

Propagação

  • Os piolhos não voam nem saltam.
  • O contágio dá-se por contacto direto de cabeça para cabeça ou partilha de objetos contaminados.
  • As alturas de maior propagação são o verão e o regresso às aulas.
  • Os piolhos gostam de meios húmidos e quentes, como a nuca e atrás das orelhas.

Como evitar?

  • Ensinar a criança que NÃO deve partilhar objetos pessoais que estejam em contato com o cabelo como roupas, chapéus, lenços, almofadas, pentes, escovas, entre outros.
  • Apanhar os cabelos compridos.
  • Usar produtos repelentes específicos. São seguros e podem ser aplicados continuamente no cabelo da criança.
  • Os produtos de tratamento não são preventivos. Uma criança recém-tratada pode voltar a apanhar piolhos se estiver em contato com alguma fonte de contaminação.

Tratamento

  • Deve tratar-se a criança assim que haja suspeita de infestação por piolhos.
  • O tratamento deve ser feito com produtos antiparasitários.
  • Os antiparasitários mais recentes são mais eficazes, mais seguros, menos tóxicos e menos agressivos para o couro cabeludo.
  • Deve tratar-se a criança e, idealmente, os restantes membros da família também deverão fazer o tratamento.
  • Repetir o tratamento 7 dias depois é fundamental, a não ser que o produto refira o contrário.
  • Seguir as instruções do produto.
  • Os piolhos resistem à água e aguentam até 2 dias fora das cabeças sem se alimentarem. Assim, é fundamental garantir que todos os objetos que estiveram em contato com a cabeça da criança também são devidamente limpos.
  • Lavar a 60°C escovas, pentes e todas as peças de roupa que estejam em contato direto com a cabeça, tais como bonés, toalhas de banho, lençóis, fronhas, etc.
  • Os objetos que não possam ser lavados devem ser colocados dentro de um saco bem fechado durante 2 dias. Deste modo os piolhos morrem por asfixia.
  • Aspirar a casa (não esquecer sofás e cadeiras) e o carro, deitando fora o saco do aspirador.
  • Pelo menos até uma semana após o último tratamento deve ser utilizado um champô específico que acalme o couro cabeludo da irritação provocada pelos piolhos e, eventualmente, pelo produto antiparasitário, e que dificulte a adesão de novos piolhos e lêndeas.

Notas Importantes

  • Inspecionar a cabeça da criança, mesmo que não haja comichão. A comichão pode surgir apenas 2 semanas depois da infestação por piolhos. Deve colocar-se uma toalha branca sobre os ombros da criança, passar um pente de dentes finos pelo cabelo e verificar se cai algum piolho na toalha.
  • No caso de infestações recorrentes em ambientes coletivos como a escola, é importante tratar todas as crianças na mesma altura e tomar todas as medidas complementares ao tratamento, para tentar garantir a eliminação dos piolhos no meio.

Vida mais saudável – Conselhos por Balance Club

Como prevenir a dor lombar no seu dia-a-dia

É cada vez mais comum o aparecimento de pessoas em ginásios, médicos ou fisioterapeutas queixando-se de dores lombares. As causas são inúmeras mas, maioritariamente, deve-se ao estilo de vida sedentário e à adopção de posturas incorrectas de forma sistemática.
O facto de estarmos sentados bastante tempo provoca uma relaxamento excessivo dos músculos do nosso “Core” (músculos do nosso tronco como os abdominais ou da zona lombar) o que significará duas coisas:
1 – Estes músculos ficarão progressivamente mais fracos e menos aptos para susterem o nosso corpo numa posição erecta;
2 – Haverá um alongamento excessivo e permanente da nossa musculatura lombar o que irá tornar desconfortável a posição natural da coluna em que há uma ligeira curvatura lombar (lordose).
Assim, de forma a prevenir as dores lombares deverá ter em atenção pequenas regras no seu dia:
Regra 1 – Não se sente de forma incorrecta. Se tiver de passar muito tempo sentado (o que não é aconselhável) procure manter as costas direitas com a sua lordose lombar natural. Se estiver muito tempo com as costas curvadas para a frente irá começar a sentir desconforto em tarefas simples como calçar-se.
Regra 2 – Se sente desconforto na flexão da coluna, deverá procurar o alongamento da mesma. Todos fazemos isto normalmente. Quando passamos muito tempo dobrados sentimos necessidade de levantar e estender o tronco. Quem sofre de dores lombares poderá beneficiar de exercícios de extensão da coluna: Simplesmente deite-se de bruços e empurre suavemente os braços para erguer o peito, mantendo as coxas e anca no chão. Aguente por alguns segundos e desça novamente – repita 10 vezes. Poderá fazê-lo sempre que sentir desconforto por estar sentado ou dobrado.
Regra 3 – Se sente a coluna instável, procure estabilizá-la. Esta regra parece redundante mas exercícios como pranchas ou alguns tipos de adominais poderão aumentar a força do seu core e ajudar a ter uma postura mais correcta e reduzir as dores.
Regra de Ouro – Seja activo. Não há melhor forma de ultrapassar e prevenir as dores lombares do que ter um estilo de vida activo. Um programa de treino bem prescrito ou a frequência em aulas como pilates, yoga ou Bodybalance irá certamente ajudá-lo.

Vítor Ilharco
Diretor Técnico Balance Club