Novo veículo irá potenciar os cuidados de proximidade junto da comunidade
A Equipa Comunitária de Saúde Mental para População Adulta do departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), recebeu recentemente uma viatura elétrica, adquirida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este veículo, que custou cerca de 30 mil euros, “irá potenciar os cuidados de proximidade junto da comunidade na área da saúde mental, sendo também um contributo para a proteção do ambiente e sustentabilidade do planeta”, refere o CHO.
Esta equipa comunitária entrou em funções no início de 2023 e é constituída por um médico com a especialidade de psiquiatria (coordenador); dois enfermeiros, sendo um enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica; um psicólogo clínico; um técnico superior de serviço social; um técnico superior de diagnóstico e terapêutica, com a profissão de terapeuta ocupacional; e um assistente técnico.
Seminário de Enfermagem em Peniche
Este centro hospitalar organizou, a 25 de novembro e juntamente com o Instituto Politécnico de Leiria, o 1º Seminário de Enfermagem, subordinado ao tema “Melhoria da Qualidade dos Cuidados”, no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche. Dirigido aos enfermeiros do CHO, dos ACES Oeste Norte e Oeste Sul e ainda a alunos do IPL, contou com a apresentação de projetos de acordo com metodologias de melhoria da qualidade, num total de 13 comunicações orais e 14 pósteres, em formato de projeção, o que resultou na partilha de 27 projetos de melhoria.
As temáticas abordadas passaram pela intervenção da equipa de enfermagem na pessoa com doença crónica (sono e diabetes); Academias da Mobilidade; Melhoria da qualidade nas Unidades de Cirurgia de Ambulatório; Delirium na Pessoa Idosa, entre outras. De acordo com o centro hospitalar, este foi um “momento marcante para a instituição, assim como importante um espaço de comunicação de experiências entre profissionais separados fisicamente e distribuídos pelas três unidades hospitalares do CHO”. ■


































