Gastroenterite Aguda na Criança

0
659
- publicidade -

O que é?
A gastroenterite aguda é uma infeção do estômago e dos intestinos, que é na sua maioria causada por vírus, embora em alguns casos possa ser causada por bactérias. Nas crianças os sintomas mais comuns são dor de barriga, falta de apetite, vómitos, diarreia e ocasionalmente febre.
Tratando-se de um vírus, esta é uma doença sem tratamento específico, sendo que usualmente o tempo de recuperação é de cerca de 3 a 5 dias. No entanto, e apesar de esta infecção ser autolimitada, a grande preocupação dos pediatras é a probabilidade de desidratação das crianças.
O que fazer para prevenir a desidratação?
As crianças nestas situações terão pouco apetite e não irão conseguir comer. No entanto, devem ser encorajadas a beber líquidos, em pequenas quantidades e frequentemente.

Os bebés com leite materno devem manter a amamentação habitual.

Os pais com uma criança com vómitos frequentes devem oferecer-lhe uma colher de chá de uma solução eletrolítica oral (que se pode encontrar nas farmácias) de 5 em 5 minutos. Se ao fim de 1 hora não tiver ainda vomitado poderá aumentar a quantidade de colheres de chá administradas. Se os vómitos terminarem poderá iniciar dieta sólida, de forma fracionada.

- publicidade -

Se a criança apenas tiver diarreia deve ingerir mais líquidos para compensar o líquido que perde na diarreia. Assim, os pais podem dar-lhe a mesma solução electrolítica conforme a sede do seu filho e reforçar a hidratação após cada dejeção.
O que não fazer nestas situações?

Não obrigar o seu filho a comer.

Não tenha pressa. Se tiver havido um episódio de vómito deve esperar 30 minutos e só depois oferecer líquidos.

Deve evitar alimentos com muita gordura ou açúcar e verduras. Alguns exemplos de alimentos recomendados nestas situações: frango ou peixe cozido ou grelhado, arroz ou batata cozida, fruta como maçã ou peras cozidas ou bananas.

Deve evitar sumos, como a coca-cola ou o ice-tea.

Não está provado que evitar o consumo de leite melhore este quadro, pelo que não está indicado evitar desde que a criança tolere.
Quando deve visitar o seu pediatra?

Se a diarreia for muito abundante e a criança recusar líquidos.

Se os vómitos forem muito frequentes e o seu filho não tolerar as colheres de chá com água.

Se o seu filho apresentar um mau estado geral, olhos encovados, boca seca e notar que está a urinar menos.
Como se pode prevenir?
A gastroenterite transmite-se facilmente entre pessoas, pelo que medidas de higiene de lavar as mãos sempre que a criança e os pais vão ao WC são fundamentais.
Para além de medidas de higiene, existem vacinas contra o rotavírus, um dos vírus causador de gastroenterites, que se administra de forma oral, sendo que a sua administração é recomendada pela Sociedade Portuguesa de Pediatria, no entanto deverá sempre aconselhar-se com o seu pediatra.

Nuno Vilas Boas,
Jacinta Mendes,
Rute Machado

- publicidade -