Kriyá – Exercícios de Tonificação e Limpeza orgânica
O nosso organismo intoxica-se sistematicamente, durante toda a vida, pela comida que ingerimos nem sempre de boa qualidade, por transgressões à dieta, e pelo ar poluído que inalamos.
Sujamo-nos continuamente e isso provoca o envelhecimento prematuro. O nosso intestino grosso é o principal assimilador de toxinas. Os sedimentos vão encrostando na mucosa intestinal sem nunca serem eliminados, provocando fermentações, cujas toxinas se espalham por todo o corpo. Por não haver órgãos purificadores entre a membrana, o cólon e a circulação sanguínea, as toxinas entram directamente no sangue e expandem-se por todo o organismo.
Para a limpeza regular do cólon os Yogis (praticantes de Yoga), conhecem métodos de autolavagem como o Jála Dhautí, o Vastra Dhautí, Basti Kriyá (ou Vasti), Jála ou Sthala Basti, o Naulí e fabuloso Shankha Prakshalana Kriyá (Shankara Prákásha Lana) – Lavagem da concha ou Varisára – o efeito da água – do fluido fluindo), poderoso método de limpeza de todo o trato digestivo desde a boca até ao reto. Os efeitos benéficos destes exercícios do Yoga manifestam-se pela frescura do hálito, por um sono de qualidade, pelo desaparecimento de erupções no corpo e no rosto e pela fantástica sensação de leveza e controlo que o praticante do Yoga adquire sobre o seu organismo.
Estas técnicas requerem dedicação na sua aprendizagem e o ensino por professores ou Mestres do Yoga devidamente habilitados para o ensinarem. Em nenhuma circunstância devemos entregar a nossa saúde e bem-estar a curiosos em aventuras experimentais. Todos os exercícios têm método, periodicidade e contraindicações.
Pedro M. Capinha
Presidente do Áshrama de Caldas da Rainha-Centro do Yoga
as.yogacaldas@gmail.com

































