Oeste recebe encontro nacional de médicos internos de saúde

0
233
Organização espera cerca de 250 participantes na 13ª edição do encontro

Décima terceira edição do evento decorre, de 1 a 3 de junho, na cidade de Peniche

De 1 a 3 de junho, o hotel MH Atlântico, em Peniche, recebe cerca de 250 pessoas para o XIII ENMISP – Encontro Nacional de Médicos Internos de Saúde Pública. A edição deste ano do encontro terá como tema central a “Sustentabilidade da Saúde”.
Este é um evento de cariz científico, organizado pelas Comissões de Médicos Internos de Saúde Pública, e realiza-se todos os anos. “Caracteriza-se por ser um evento catalisador de ideias, diálogo e reflexão sobre atualidade e inovação na área da Saúde Pública e de partilha de experiências entre os profissionais que se dedicam à Saúde Pública”, refere a organização, em comunicado.
O encontro, para o qual já estão abertas as inscrições, destina-se a todos os que contribuem para a Saúde Pública em Portugal, incluindo médicos especialistas de Saúde Pública, médicos internos de Formação Geral ou de outras áreas de Formação Especializada, estudantes do Mestrado Integrado em Medicina, profissionais de instituições com programas de pós-graduação em Saúde Pública.
Outros profissionais de Saúde Pública, nomeadamente enfermeiros, nutricionistas, higienistas orais, técnicos de saúde ambiental e engenheiros sanitários e outros profissionais de Saúde ou outras áreas com interesse na Saúde Pública, também fazem parte do público-alvo.
Criado em 2006, o ENMISP teve a sua primeira edição em Coimbra. A terceira, em 2011, decorreu no Oeste, na vila de Óbidos, e a partir daí passou a anual, não se tendo realizado apenas em 2020, devido à pandemia. A última edição, em 2021, foi em Santa Maria da Feira.
Entre os oradores já confirmados destas jornadas destaca-se, a título de exemplo, a participação de Maria Neira, diretora da Organização Mundial de Saúde para a Saúde Pública e para os determinantes ambientais e sociais da saúde, Miguel Hernán, professor de Bioestatística e Epidemiologia na Harvard T.H. Chan School of Public Health, Carolyn Daher, coordenadora da iniciativa de Planeamento Urbano, Ambiente e Saúde do Barcelona Institute for Global Health e Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde e professor da Escola Nacional de Saúde Pública.
Os participantes deste evento terão a oportunidade de construir o seu percurso no evento, em três temas-chave: Saúde, Doença e Inovação. E são, igualmente, convidados a apresentarem os seus próprios trabalhos sob a forma de pósteres e comunicações orais.
“Mais que um encontro científico, o ENMISP é uma iniciativa plural que marca o calendário anual de trabalho de todos os que constituem e constroem a Saúde Pública em Portugal”, sublinha a organização. ■