Saúde em Ponto Pequeno | Gripe

0
1280

O que é?
A gripe é uma doença infeciosa, muito contagiosa, provocada pelo vírus Influenza. Afeta pessoas de todas as idades e pode ocorrer durante todo o ano, mas é mais comum nos meses mais frios.

Quais são as manifestações?
A gripe pode apresentar-se com vários sintomas, como febre, por vezes alta, tosse, muco e obstrução nasal, dor de garganta e, em alguns casos, pieira e farfalheira. Pode também originar dor de cabeça, dores no corpo, vómitos e/ou diarreia. Normalmente não é uma doença grave, mas em crianças mais pequenas, com doenças respiratórias crónicas ou defesas diminuídas, podem surgir complicações.
A maioria das queixas costumam resolver-se em cerca de 5 a 7 dias, mas a tosse e o cansaço podem persistir por várias semanas. A febre geralmente não ultrapassa os 5 dias, sendo habitualmente mais alta no 2º e 3º dia.

Como se trata?
A gripe é uma doença provocada por um vírus pelo que os antibióticos não ajudam no tratamento. O que deve ser feito é aliviar os sintomas e a febre, sendo importante beber muitos líquidos para manter a criança hidratada, lavar o nariz com soro fisiológico e evitar espaços com fumo. O paracetamol (ou ibuprofeno em alternativa) deve ser dado para tratar o desconforto causado pela febre ou dor, em doses adequadas ao peso da criança. A aspirina não é recomendada em menores de 18 anos porque está associada a uma doença grave chamada Síndrome de Reye. Os xaropes para a tosse e antihistamínicos não estão recomendados por rotina na gripe, em particular em crianças com menos de 6 anos de idade.
Apesar de não ser uma doença de evicção escolar obrigatória, para conforto da criança é aconselhável que permaneça em casa até 24 horas depois do desaparecimento da febre.

Quando devo ir ao médico?
Devemos estar alerta para alguns sinais e procurar ajuda de um médico nessas situações:
o Febre alta e persistente durante mais de 5 dias.
o Criança muito irritável, sonolenta ou confusa.
o Dificuldade em respirar ou dor/pressão no peito.
o Alterações na pele, como manchas ou pele azulada.
o Vómitos persistentes.

O que posso fazer para evitar a Gripe?
O vírus da Gripe transmite-se de pessoa para pessoa principalmente através do contato com secreções respiratórias, pelos espirros ou tosse, e através de objetos ou superfícies contaminadas. A Gripe é contagiosa desde um dia antes até sete dias após as primeiras queixas, mas o período de maior risco de contágio é durante a febre. Podemos adotar algumas medidas para prevenir transmissão: lavar bem as mãos, não partilhar objectos pessoais como copos, toalhas ou escovas de dentes e fazer a vacina.

Posso fazer a vacina contra a Gripe?
A vacina da gripe está disponível em Portugal e pode ser dada a partir dos 6 meses de idade, mas não está incluída no Programa Nacional de Vacinação. É gratuita apenas em grupos com maior risco de complicações: idade superior a 64 anos, doenças crónicas ou diminuição das defesas, grávidas e profissionais de saúde ou outros prestadores de cuidados. Pode ser administrada durante todo o outono/inverno, em duas doses nas crianças até aos 8 anos vacinadas pela primeira vez e em dose única nas restantes pessoas. Informe-se com o seu médico assistente caso pretenda que o seu filho seja vacinado.

Susana Alexandre, Zulmira Abdula, Catarina Gomes e Raquel Carreira
Associação de Saúde Infantil de Caldas da Rainha

Redação